À KÁTIA PEREIRA - para o texto: "A Espera"

Olá, querida Kátia Pereira! Eis que te encontro novamente em minha escrivaninha! Justamente neste final de ano no qual estou publicano agradecimentos aos meus visitantes em forma de comentários; inclusive contendo trechos de minhas literaturas. Te buscando vi que retornaste, o que me deixou muito feliz. Nós, os poetas e poetisas, fazemos parte de um regimento, e pelo menos eu, particularmente me entristeço, quando algum/a diz que vai deixar o Recanto. Sua volta me levou a ler todos os textos que você escreveu recentemente, pois dos mais antigos eu já lera mais de cinco vintenas deles, e vou completar a tarefa de lê-los todos, se Deus quiser. Parei no poetrix, em razão de nele conter a subjetividade em poucas palavras, embora subjetivar são primícias de todos os teus raciocínios literários. Oh! querida Kátia, que bom que você apareceu! Você me instigou a escrever mais um pouco! Maus parabéns, pelo retorno, pela inteligência, pelo sorriso e pela sua visita. Vou colocar aqui um trecho de minhas composições em prosa. Vamos ler...

* * *

...Kátia, és, entre outras, uma das "ESTRELAS DO MEU UNIVERSO"

Meus sonhos,

são contos...

...de glórias. Pena que sempre acordo para a realidade nua!

“Certa noite, quando eu dormia em meio ao mato, sonhei que viajava por entre as estrelas, milhões de *parsecs ditantes da Terra, quando avistei um céu preto. Penetrando nele, de repente percebi que o transpusera, deparando com uma cidade, onde as casas eram lindos diamantes e tinham o brilho das estrelas.

Percebi que havia uma camada de luz semelhante ao arco-íris entre a barreira negra e aquele mundo super iluminado. Ao me encontrar ali, fui recebido por um moço, com aparência humana, porém jamais vira tanta simpatia e beleza. Tinha cabelos louros e resplandecentes, seus olhos pareciam dois diamantes verdes, seu corpo tinha o aspecto das flores; seu falar era tão vibrante como uma sinfonia de cordas.

Estava vislumbrado, quando o ouvi dizer-me:

-Ó peregrino, como conseguiste chegar aqui?

Confesso que não tive palavras no momento, contudo em meu pensamento perguntava-me – Que lugar é esse em que vim parar?

Para minha surpresa ele respondeu-me como se adivinhasse a pergunta em pensamento:

-Você está no Universo da Luz. Certamente pensastes tanto nele que suas divagações te trouxeram aqui.

Ele tinha razão. Recordei-me que desde menino sempre pensei na existência de um outro mundo além daquele em que eu vivia.

Passara minha adolescência compondo alguma poesia, voltada às minhas teorias, sobre um círculo celeste composto de luzes coloridas.

Lembrava-me dos amigos poetas, numa época mais futura; enquanto eles compunham poemas de amor, eu os compunha falando das estrelas, sempre enfatizando que muito além delas, deveria existir um outro firmamento, eternamente iluminado.

Encontrava-me mui vislumbrado pra falar qualquer palavra com aquele jovem, mesmo por que sua aparência era semelhante aos seres divinos relatados na Bíblia. Diante de minha perplexidade ele disse:

-Bem, já que estás aqui, venha comigo, vou levá-lo para conhecer os domínios da luz.

Tomando-me pela mão iniciamos uma ascensão. Em instantes estávamos numa grande altura, logo percebi que iríamos descer num lugar mais iluminado ainda. No local divisei um grande lago, cujas ondas azuis e brilhantes tremulavam sob a ação de um vento brando. Vi a certa distância, outros jovens semelhantes ao que me levara. Estes ao ver-nos chegar vieram ao nosso encontro. Entre eles se destacou um, demonstrando afetiva atenção, e me oferecendo um delicioso manjar.

Eu me olhava e via a diferença. Vestia-me com roupas modestas e surradas, enquanto que as deles, de tão lindas chegavam a resplandecer. Confesso que me acanhei. Senti-me deslocado, porém o que me levara, disse:

-Não te preocupes Isolin, aqui não há acepção nem orgulho. Para nós o importante é seu ser interior.

Como ele sabia meu nome, se eu não lhe dissera?

A partir dali, todos, em conjunto, levaram-me para uma casa feita de puro diamante. As luzes que sobre ela insidiam se tornavam *prismáticas devido seu formato lapidado. Eu não queria entrar, pois estava totalmente desalinhado em relação a tanta beleza. Contudo exigiram que eu os acompanhasse.

Percebi que estava dentro de um enorme diamante resplandecente, onde, numa grande sala, vi um trono no qual me mandaram sentar, embora eu não quisesse haja vista minha modéstia. Mas tanto insistiram, que me sentei. Depois se aproximaram de mim vários daqueles meninos, que a meu ver eram anjos, e disseram em coro:

-Isolin, cante uma de suas canções para que ouçamos.

Sem me fazer de rogado pus-me a cantar, momento em que junto à minha voz ouvi uma vibrante harmonia.

Depois de alguns momentos, em que ouviram minha canção, disseram num só coro:

-Viva Isolin! Ele canta maravilhosamente!”

<>

-Confesso que de todos os belos lugares que vira na terra, jamais contemplara um semelhante aquele. Nem dá para descrever!

Recordo que ao final me levaram pra conhecer outros pontos. Vi até um precipício, onde fiquei tonto pela contemplação. Pareceu-me estar num alto, e além, um profundo vale, cheio de criaturas estranhas, longe e perto ao mesmo tempo. Foi tão impressionante que acordei em razão daquilo.

-Tive um calafrio ao me ver fora do maravilhoso lugar, dormindo em meio ao mato. No momento senti uma coisa lisa me roçando o corpo, estava escuro mas assim mesmo percebi que era uma grande serpente ! O pior é que pude ouvi-la dizer:

-Por que você foi acordar, Isolin? Eu ia te engolir para libertar teu ser deste corpo corruptivel! Ficarias eternamente no lugar onde estava em sonhos. Pena que acordou! Pior para ti, e já que teu sentido voltou, vais continuar tuas andanças. E te cuides para que não venhas a rastejar como eu, viu!

-Oh! O que fui perder, por não morrer!! - pensei.

Mas tirando daquele pesadelo, o sonho foi maravilhoso. Até hoje sinto-me contente em relembrá-lo.

~~~~~~~~~~~~~~

Kátia, os relatos acima fazem parte do final de um livro de minha autoria (histórias da vida real, menos essa do sonho) de 170 páginas, cujo título é: "AS ESTRELAS DO MEU UNIVERSO" - um grande abraço pra você.

* * *

DESEJO-LHE UM FINAL DE ANO E OS VINDOUROS, REPLETOS DE SUCESSOS E FELICIDADES - LUZIRMIL