Oscar Niemeyer, 103 Anos de Vida .

Com minha própria vida, a trajetória Niemeyer, um nome a dar orgulho de minha brasilidade.Brasília, Complexo Arquitetônico da Pampulha-quando vim morar em belo Horizonte, por casamento, a Igreja católica ainda discutia , com a criação da belíssima Igrejinha da Pampulha -hoje , cartão postal da cidade, eleita pelo povo- a quebra do paradigma das necessárias torres ,rosáceas, ádrios e vitrais, de finalidades esotéricas, tradicionais nos templos católicos , quais Chartres e Notre Dame de Paris , mas ainda nas menores capelinhas dos muitos brasis.Oscar Niemeyer, o mago das formas novas na arquitetura, impôs-se.No cenário nacional e no internacional.
Quando recebi , com alegria e honra, o Grande Colar de Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte-"nossa maior honraria", salientavam as secretárias do Vereador Sergio Balbino, a quem eu não conhecia e que ,ao receber a indicação de meu nome (*) para cidadã honorária, leu minha biografia resolveu conceder-me o mérito cito.Confesso que ao receber o volumoso e elegante convite, vi os nomes de quem também receria o Colar- de Dilma Russef a pessoas de alto valor, senti -me homenageada por ser Poetisa, antes de qualquer outro estado de circunstâncias e ações em minha vida-e ofereci aos poetas de meu entorno, esse momento especialíssimo .Aliás, a data foi maravilhosa:recebi medalhas do InBrasci , Mérito da Aldrava , Letras e Artes (Mariana MG) , em reunião festiva e descontraída no Restaurante D.Preta, em espaço e acepipes mineiros oferecidos por Claudio Márcio Barbosa (*) , quem me indicou.Não canso de repetir que deveria ser ele o outorgado com o belo colar !

Pois bem, nessa data, foi escolhido Oscar Niemeyer para nosso patrono e eu estremci de emoção ao imaginar-me abraçando essa centenária figura -era o ano de seu centenário , 2007.

Mas ele nos foi apresentado em um telão, muito belo em sua lucidez e sabedoria, entrevistado pelo Presidente da Câmara . Ausente de corpo e presente no verbo e nos hodiernos recursos de som e imagem...São famosas suas palavras explicativas de um estilo que hoje tem tantos seguidores:

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."


«Quando desenho, somente o betão me permite dominar uma curva de alcance tão amplo»

Simone de Beauvoir ao vir ao Brasil com Sartre, esteve na capital mineira e escreveu,em livro de memórias,que , perto d Praça da liberdade, um edifício cheio de curvas parecia andar atrás dela...Ou flutuar , penso.Era o estilo arquitetônico de Oscar Niemeyer.Cento e três anos de idade hoje, 15 de dezembro.Maravilha!

No dia 23 de novembro, fomos a Juiz de Fora,para receber a medalha Tiradentes , da FALASP (há neste blog páginas a respeito) e ao descer mais cedo, para o salão onde a cerimônia aconteceria em meio a um jantar , deparei-me com telas inusitadas, bordadas a ponto de cruz , por Gri Alves, mas numa técnica onde parece entrar a tinta(vou entrevistá-la em breve e saberei o que acontece .A maior delas, apresentava Niemeyer (*) .A artista , que está bordando as feições do presidente Lula, expôs ali Barak Obama e sua Michelle, Evita Peron, o Senador Aécio Neves ...

Hoje, é aniversário de Oscar Niemeyer e eu disse a Gri (ela tem o Canal de Tv Gri Alves) , por telefone, que ilustraria esse texto, com a foto de sua tela.Ela concordou de imediato, generosa que é.

Saúde e alegria de viver ao grande Mestre!

Saiba mais sobre Niemeyer:



http://www.youtube.com/watch?v=uNgpDFKuPDo&feature=related

Site do arquiteto : http://www.niemeyer.org.br/
outros http://www.youtube.com/watch?v=5AP-2rtQBdg
http://www.youtube.com/watch?v=9nf5RT1kSY4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=aJ3EDfro7rw&feature=related

Clevane pessoa de Araújo
Diretora Regional do instituto de Culturas Interancionais-InBrasCi

Crédito da foto acima:Clevane Pessoa- Tela bordada pela artista Gri Alves.
Hotel Victory-Juiz de Fora
Jantar de instalação da FALASP
Outorga da Medalha Tiradentes-FALASP
Representante da mesma e organizador:acadêmico Ricardo Cavalcanti.
As medalhas foram entregues pelo Conde Thiago de Menezes, Presidente da FALASP.

Obs:Esse texto deveria tr sido postado bem mais cedo, mas caiu uma chuvarada e minha rua ficou sem energia até há pouco...
Clevane