Sem segundo turno

No dia 3 de outubro de 2010, compareci à minha seção eleitoral para cumprir o dever cívico de escolher presidente, governador, deputados e senadores. Lá, encontrei um amigo, o Antônio Carlos. Conversei com ele por breve espaço de tempo. Ele estava numa seção e eu fui para outra, no mesmo colégio.

Nunca imaginei que não haveria segundo turno, ou segunda

oportunidade de falar com ele. No dia 29 do mesmo outubro de 2010, ele dirigia sua moto e foi vítima de um mal súbito. Faleceu no local.

Não de pancadas, pois a perícia não indicou morte por lesão na cabeça

ou outra parte do corpo. Tudo indica que a "causa mortis" foi natural. Ele estava ao chão próximo à moto sem nenhum ferimento aparente, parecia até dormir e sonhar com sua permanência no planeta.

Faltavam apenas dois dias para o segundo turno. Quando chegou o dia 31 de outubro, fui novamente ao colégio onde funcionam a minha seção eleitoral e a dele. Mas ele não teve segundo turno. Eu também não tive uma segunda chance de falar com ele, privar de sua amizade, de suas brincadeiras.

Como foi triste eu ter que ir àquele colégio votar, e saber que

eu não tive um segundo turno para falar com o meu amigo. Parodiando o cantor Sérgio Bittencourt, eu diria: Naquela urna está faltando ele e a saudade dele está doendo em mim.¹

Ó, bondoso Deus. Levaste meu amigo Antônio Carlos para outras regiões. Ele agora tem outros quefazeres, e não mais se preocupará com segundo turno.

Tenho certeza, meu amigo, de que estás melhor que nós aqui neste planeta de turnos e mais turnos de eleições. E de que um dia terei um segundo turno, uma segunda chance de encontrá-lo, numa outra dimensão. Peça a Deus por todos nós, que, ainda vestidos nesses trajes carnais descartáveis, nos iludimos com os negócios deste mundo. Ajude-nos, caríssimo amigo, a nós que ainda não concluímos a nossa missão, a levar adiante essa jornada tão dura, mas que pode se tornar mais amena, se pedires a Jesus Cristo que nos faça compreender Suas palavras: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve".²

E poderemos levar adiante a tarefa que nos foi confiada pelo Pai celeste.

Fica com Deus, Antônio Carlos, mas vem cá embaixo de quando em vez nos apaziguar os tormentos e atribulações, com a permissão das hostes celestiais.

(¹) A música de Sérgio Bittencourt diz: "Naquela mesa está faltando

ele e a saudade dele está doendo em mim. O cantor se refere ao seu pai, para quem fez a música, por ocasião da passagem dele para o outro plano.

(²) Evangelho Segundo São Mateus, capítulo XI, versículos 28 a 30 (Bíblia Eletrônica "Autoajuda através da Bíblia", produzida por Blume & Vieira Ltda., em 1996 e distribuída gratuitamente por Trace Disk Informática Ltda.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 14/11/2010
Reeditado em 06/02/2011
Código do texto: T2614350
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.