MAÇONARIA

ESTA NOTA É EM AGRADECIMENTO E HOMENAGEM AO DR JOSÉ ANDERSON NASCIMENTO, JUIZ DE DIREITO E PRESIDENTE DA ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS. Dr Anderson será agraciado em solenidade a ser realizada no TRT, no próximo 13 de dezembro.

MAÇONARIA

Agradeço pela primeira oportunidade de “matar” a curiosidade sobre a Maçonaria e poder ver aquela casa por dentro. Achei tudo muito bonito no ambiente e como me orgulhei de ver moças, senhoras e jovens nos espaços daquela instituição.

Sempre me recordo de quando José Anderson Nascimento, durante algumas sessões acadêmicas, se refere ao evento em que Dom Luciano José Cabral Duarte ali esteve. Apesar de tantos anos passados, revejo as cenas das ruas do centro de Aracaju lotadas de automóveis e o prédio em festa pela visita do importante líder do catolicismo. Essa indiscutível importância da visita de Dom Luciano está preservada em obras de intelectuais sergipanos.

Fiquei, entretanto, pensando com meus botões, e também com os brincos, se esta sociedade moderna está antenada para entender o que representou a palestra de José Anderson Nascimento sobre a própria Loja Maçônica Cotinguiba no evento realizado em 9 de novembro de 2010.

O fato de um componente da Loja Maçônica, Grau 33, doutor em Direito e doutorando em Educação, haver apresentado o produto de seu fazer científico voltado para o objetivo de narrar a história daquela casa, em si, já assegura a validade de tal trabalho para toda a sociedade.

Ao lado disto, frise-se, a competente e fundamentada elucidação das origens, dos objetivos, da trajetória e das atividades dos maçons em Sergipe, de tal forma técnica e modernamente exposta ao público, demonstra a abertura de novos e horizontes num mundo que se transforma e que não pode ignorar a contribuição da entidade em foco _ inclusive para a história da Educação neste estado.

Verdadeiramente digno de nota é também o fato de tal exposição, que democratiza o conhecimento sobre a Maçonaria, tenha se revestido do brilho da poesia com a declamação feita pela jovem escritora Dirce Nascimento e com a participação do advogado, jornalista e imortal da Academia Sergipana de Letras, Domingos Pascoal.

A Maçonaria está de parabéns pelo primeiro e significativo passo na direção das portas da sociabilização, franqueando aos sergipanos e convidados ali presentes, a oportunidade da aproximação com o patrimônio cultural maçônico.

taniameneses
Enviado por taniameneses em 13/11/2010
Reeditado em 13/11/2010
Código do texto: T2613291
Classificação de conteúdo: seguro