Dia do professor
Hoje é dia do professor. Deveria ser feriado nacional. Mas com tantos feriados que já temos e tantas profissões também nobres, certamente nem trabalharíamos mais.
Mas os mestres, os responsáveis por nos mostrar o saber e os bons costumes, a minha reverência! Uma profissão que deveria ser vista como um sacerdócio e o é por quem pratica, mas não por quem o contrata, não pelos pais dos alunos, não por grande parte da sociedade. É uma pena. Reside nessa profissão, a iniciação à vida, à cidadania. Na sala de aula, se inicia a prender o que é Pátria, o que é cidadania, o que é amizade, o que é solidariedade.
Sem contar que muitos pais, na sombra(ou na desculpa) da correria moderna, entrega aos mestres, a responsabilidade exclusiva de fazer de seus filhos pessoas letradas e dignas, lavando as mãos. "Meu filho está na melhor escola". O que é uma pena, pois sem o lastro familiar, nenhuma professora ou professor será capaz de mostrar o verdadeiro sentido humano e social à criança. O exemplo dos pais são fundamentais na solidificação da boa formação dos filhos.
Percebo que a cada ano novas dificuldades e desafios são incorporados ao ofício. De violência a falta de material, passando pelo "topete" de um número muito grande de alunos, endoçados pelos pais. Ainda bem que são insistentes, perseverantes, batalhadores, e não duvido que sonhadores também.
Quem nunca foi apaixonado por uma professora, ou professor? Eu confesso que fui sim. Há, eu adorada a "Professora Luzia".
Continuem assim, caros provedores do saber e do conhecimento. Vocês são imensamente importantes e são imprescindíveis!
Meus aplausos pelo seu dia!!!
Hoje é um dos 365 dias do professor.
Parabéns!!!