Aos mestres com carinho
Aos Mestres com carinho
Existe uma data a ser comemorada de forma solene e dedicada aos professores, verdadeiros mestres e guerreiros pacíficos.
Neste dia devemos refletir sobre a importância fundamental de cada um deles em nossas vidas e de toda a humanidade.
Todos os dias esses profissionais enfrentam uma verdadeira batalha no exercício de sua função, seja com a tecnologia na velocidade das informações eletrônicas, seja na relação com seus alunos. A falta de limites gera violência e o desrespeito pela vida, inclusive nas escolas.
Ontem ouvi uma professora dizendo que durante uma atividade em sala com seus alunos, escutou um som alto vindo da porta. Era um chute dado por uma aluna de outra sala que ao passar pelo corredor simplesmente teve a vontade de chutar... Ao ser questionada sobre o porquê daquela atitude a aluna simplesmente começa a gritar dizendo que a professora a estava julgando sem provas e que ela era inocente. Seus colegas começaram a se aglomerar e incentivar a “discussão”, inclusive vaiando a professora, dizendo que iam chamar a policia, etc.
A confusão somente termina quando a diretora leva a aluna e a professora (que se sentiu humilhada e impotente na situação) para a sua sala. A aluna sem platéia admite que teve uma atitude impensada e pede desculpas para a professora.Cada uma volta para sua sala e com seus sentimentos à flor da pele.Essa passou a ser a rotina de vários professores, alunos e escolas, infelizmente.
Que esses verdadeiros heróis continuem a exercer seus papéis de forma apaixonada, idealística e com coragem. São educadores e exemplos para cada um de nós.Que Deus os abençoe sempre!
Agradeço sinceramente à todos meus mestres e o papel relevante de cada um deles na minha formação como ser humano e profissional que sou.
Parabenizo também à todos os professores deste belo Recanto das Letras!