SER PATRIOTA

Pois é. Em meio a tanto o que pensar, fazer e refazer, gastar e desgastar, fui parar em Brasília na semana do feriado do Sete de Setembro. E com que alegria!!

Não posso negar o sangue patriota que corre nas minhas veias. Sempre foi assim. Ficava ansiosa quando setembro se aproximava, ruidosa demais ao pensar no que usaria, com quem estaria, quem convidaria e a quantas festas iria. Uma coisa não precisava de alteração: A manhã do dia Sete seria inevitavelmente no Eixo Rodoviário Sul, muito bem posicionada no limite entre o asfalto e o gramado, devidamente vestida,"embandeirada" e feliz! Ninguém ousava contestar, salvo,claro, os antipáticos de plantão. Aqueles para quem o dia de nossa independência era apenas mais um feriado, uma chacota do calendário e um baita motivo pra sair em viagem. Pois sim, eu viví na capital por um longo período. Estudei em escola pública numa época em que era imprescindível saber todos os nossos hinos oficiais, as cores e significados de nossa bandeira e a história de nosso "berço". Claro, hoje um tanto menos ortodoxa neste quesito.

As pessoas de nosso país distorcem muito e confundem os significados. Ser patriota tem um sentido mais absoluto e realista do que querem entender. É não levar em conta o conjunto de homens que alteram os fatos e as nossas vidas, não julgar o nosso chão e nossas riquezas naturais pelos erros trucidantes de governantes mal intencionados e poderosos. Ser patriota não condiz com o eleitorado ignorante e satisfeito com suas atuações. Não importa o quanto irão direcionar nossa razão, nosso cotidiano. O patriota não se sente, não nasce, ele simplesmente acontece. Comemorar cada episódio e toda fase de nossa história é uma honra e eu me sinto feliz. Consciência e patriotismo são cabíveis sim, capacidade de entender também.

E la estávamos, filha e eu, alegria e coração colorido de verde,amarelo,azul e branco.O palco da festa mudou de lugar, a emoção não. Não nos importa o homem e sua vil posição de poder. Nascemos sob este privilégio, ser brasileira...vale a pena comemorar!!!

Beijo verde-amarelo!!!

Cristiane Maria
Enviado por Cristiane Maria em 08/09/2010
Código do texto: T2486588
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.