JOHANN SEBASTIAN BACH
"De cada vez que encho o meu cachimbo
do bom Kanastra
por um simples prazer e mero passatempo
ele evoca uma imagem desolada
e mostra-me que sou igual a ele." (J.S. Bach)
"Se estiveres em minha companhia,
eu irei alegremente
para a morte e para o descanso.
Como seria agradável meu fim,
se as tuas mãos formosas e fiéis
me fechassem os olhos de mansinho!" (J.S. Bach)
“Bach só poderá ser compreendido por quem tiver a inteligência da vida sobrenatural, sem a qual só compreenderá o seu reflexo material, ainda assim prodigioso.” (Andrade Muricy)
“Bach é o sublime mestre da harmonia, e sua música chega diretamente ao coração.” (Beethoven)
“Um herege talvez se convertesse ouvindo Bach, porque ‘Bach é Bach’, como disse Beethoven, e eu vos diria, como Deus é Deus.” (Berlioz)
“Com este velho Bach, há sempre surpresas. Aprende-se sempre alguma coisa.” (Brahms)
“É tanta a beleza do andante do concerto para violino de Bach que, sinceramente, não sei como pode conceber tanta beleza.” (Debussy)
“Deus concentrou toda a harmonia em Bach. Sua música chega aos ouvidos, vai diretamente ao coração, absorve todos os sentidos. Ouvindo a música de Bach é como se a harmonia eterna, de tão infinita beleza, se erguesse até Deus e dissesse: ‘Obrigado, Senhor, pela criação do mundo!’’’ (Goethe)
“Bach é a síntese de seis séculos de arte musical.” (Mário de Andrade)
“Bach foi o supremo polifonista, o supremo harmonista. Suas fugas são inimitáveis. Sua arte não é humana – é divina.” (Max Roger, grande compositor.)
“Que é isso? Parece que toda a alma se concentra nos ouvidos e coração! Quanto nós podemos aprender com Bach!” (Mozart, exclamação ao ouvir um moteto de Bach.)
“Se quiser conhecer a maravilhosa originalidade, a força e o significado do gênio alemão, como elo quente e de incomparável imaginação, eles estão representados no supremo gênio musical de Johann Sebastian Bach.” (Wagner)
“Bach é a síntese da arte musical desde o princípio até o fim do mundo. Em Bach estão as raízes da música do passado, do presente e do futuro.” (José da Silva Martins)
“Sua nobre homenagem a Bach alegra este coração brasileiro. Era preciso que alguém escrevesse um livro como esse, para marcar que nosso país não ficasse ausente das comemorações do tri-centenário do ‘Papa’ da música. Muito obrigado pelo oferecimento de seu precioso trabalho. Abraço-o, com votos de feliz 1985.”
(Carlos Drummond de Andrade, um agradecimento ao escritor José da Silva Martins.)
**********
A Música é a única língua universal; é um esperanto sonoro e sem dúvida, é uma arte.
Mas o que é arte?
"Arte é a revelação do belo." (Definição clássica)
"A beleza só está nos olhos de quem a vê." (Campoamor)
"O belo é o reflexo da Divindade sobre a terra." (José de Alencar)
"A Arte é a atividade humana pela qual um indivíduo pode, voluntariamente, e por meio de sinais exteriores, comunicar a outros as sensações e sentimentos que ele mesmo experimenta."
(Leon Tolstoi)
A teoria geral da Música sintetiza as experiências de todas as gerações de compositores e músicos do passado. O resultado dessas experiências é um conjunto de regras que devem ser entendidas como sugestões, conselhos e recomendações, e nunca como regras rigorosas e intransigentes.