Elogio ao Recanto das Letras

Quando vim pela primeira vez ao Recanto das Letras me surpreendi com a precisão com que todas as suas páginas haviam sido planejadas. Reconheço-me um chato incorrigível “viciado” em criticar todas as coisas de que gosto, vislumbrando alterações capazes de promover melhorias em todas elas. Espantei-me com o fato de, após percorrer diversas páginas do site, perscrutar-lhe boa parte das entranhas e não encontrar nenhuma sugestão inequívoca para aprimorar seu funcionamento.

Tenho consciência de que os erros tendem a gerar críticas frequentemente sonoras, enquanto os acertos raramente se expressam a ponto de gerar elogios, o que não deixa de ser uma infelicidade.

Recentemente critiquei um ou dois pequenos... , não chegavam a ser erros, mas após três anos de uso diário do Recanto acabei por vislumbrar ligeiras melhorias no site. Não me surpreendeu que as sugestões tenham sido acatadas, o próprio site demonstra que os que o dirigem o fazem com elegância, sabedoria, presteza e um enorme número de outras virtudes que tornariam a lista cansativa.

Por essa e outras, o Recanto é o maior site de literatura do Brasil, certamente o maior em língua portuguesa, e um dos maiores do mundo.

Tenho certeza que em uma ou duas décadas, a biografia de inúmeros escritores brasileiros de sucesso incluirá: “assim como tantos outros, começou a publicar no Recanto das Letras”. Também espero que em um ou dois séculos, a mesma expressão continue a adornar a biografia dos autores brasileiros de renome, acrescida então da palavra “tradicional” antes de “Recanto”.

Seja este meu breve elogio ao site, e minha congratulação a seus dirigentes, que fazem o meu site preferido.