Dia do Homem - Alerta

Dia do homem - Alerta

Não tenho muita propriedade para falar sobre, afinal tal como nós (mulheres) são complexos e surpreendentes. Ter um dia específico, mais do que função social é caçar mais uma data para vender, vender...

Mas tá valendo. Por isso estou cá a me debater com o tema. Homenagem ou reflexão? Ambos. Afinal são nossos parceiros, irmãos, filhos, pais, amigos, companheiros. E quem não teve algum convívio com um? Impossível. Fazemos à vida juntos, promovemos a procriação também juntos, apesar das evoluções no mundo genético-reprodutivo, precisa-se da parte de cada um para gerar uma vida, seja qual for à forma de geração. Tradicional ou não.

Homens e sexo masculino.

As possibilidades já em muito evoluíram. A sexualidade avançou, o homem tem garantido muitos direitos, o homem homossexual avança nas conquistas, pode casar adotar junto com o parceiro, e considero isso louvável. Respeito e admiro as causas, as classes. Admiro as diversidades.

O mundo muda. A família se reorganiza, os papéis se ampliam, e homens podem e devem partilhar todos os ramos ativamente com as mulheres. É bom ser igual, é bom poder andar no mesmo compasso.

Homens como humanos, bons e ruins.

Alguns são moldes, exemplos, ídolos nas nossas vidas. Meu pai, por exemplo, um modelo de retidão. De quem herdei muito.Geneticamente e através das orientações e convívio. Claro tenho muito das qualidades e também dos defeitos, mas é um homem admirável para mim.

O Homem e o dia de hoje.

Mais do que uma forma de valorização, a data em alguns estados, cidades, é comemorada através de campanhas que visam conscientizar o Homem a cuidar mais da saúde. A cuidar-se mais. Para o Ministério da Saúde as doenças que afetam o sexo masculino são um problema de Saúde Pública. Segundo pesquisas a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens que vivem em média sete anos menos que as mulheres e tem mais doenças tipo, diabetes, hipertensão, triglicérideos, colesterol e cardíacas.

Por várias barreiras inclusive culturais, os homens procuram menos por tratamento médico, cuidam-se menos que as mulheres e quando o fazem as doenças já estão em grau avançado. Esses obstáculos precisam e devem ser rompidos, há uma grande campanha do Ministério da saúde para isso, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Vale destacar aqui, como informação e alerta que o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil é o câncer de próstata, perdendo apenas para o câncer de pele.

Por isso, a minha mensagem pelo dia de hoje é que se cuidem mais, façam os exames periódicos, e sejam felizes!

Incluo aqui algumas interessantes fontes de informação e pesquisa, sobre os temas, para conhecimento e divulgação.

1. Saúde do Homem

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33061

2. Saúde do Homem - Diagnóstico completo da saúde do Homem http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33353&janela=1

3. Câncer de Próstata

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata

Roseane Namastê
Enviado por Roseane Namastê em 15/07/2010
Reeditado em 15/07/2010
Código do texto: T2378993
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.