9 de julho: MMDC & Santa Paulina
- Assim como a Revolução Constitucionalista de 1932 é a pia batismal da democracia brasileira, Santa Madre Paulina, com sua vida de santidade, nos incita a que tenhamos coragem de lutar na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno.
- O 9 de julho nos fala de fé, razão, santidade, do sangue paulista que não foi derramado em vão. Revolução e Santidade caminham juntas.
- A revolução paulista foi a primeira manifestação genuinamente popular em prol do respeito ao estado de direito. Em sua lembrança, temos a obrigação de exigir uma democracia limpa e justa.
- Santa Paulina, praticou em toda sua vida ajuda ao povo sofrido. Ela veio para o Brasil com dez anos de idade (nascida em Vigolio, Trento, no norte da Itália, em 1865). Seu nome de batismo: Amabile Lucia Visintainer. Tinha mais nove irmãos e quatro irmãs. Aos 25 anos deixou a casa dos pais e foi morar num humilde casebre para cuidar de uma mulher que sofria de câncer. Esse dia, 12 de julho de 1890, passou a marcar a data da fundação da obra de madre Paulina.
- Santa Paulina fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Durante toda a sua vida, ela se dedicou aos doentes, trabalhando em hospitais, entre eles a Santa Casa de Bragança Paulista.
- Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus foi arrebatada do convívio humano no dia 9 de julho de 1942, com 77 anos. Dizem ser esta a razão do seu nome:
Paulina: por ter estudado na "faculdade missionária" de São Paulo.
Coração: por ser a sede do amor.
Agonizante: em lembrança das muitas dificuldades que enfrentou e silenciou, sem amargura, sem recriminação, sem revolta.
Jesus: por ser o Senhor de nossas vidas.
- O feriado de 9 de julho, portanto, celebra a coragem e destemor do cotidiano político daqueles que forjam o espírito cívico e a estima pela pátria, por outro lado, exalta a doçura, piedade e bondade do cotidiano daqueles que constroem o Reino de Jesus, aquele Reino onde os últimos serão primeiros.