NAMORO PELO MUNDO

Dia 23 de abril é dia de San Jordi (São Jorge em catalão).

San Jordi é o dia dos namorados na Catalunha, como acontece em muitos outros países, casais trocam presentes e amargam horas nas filas dos restaurantes para jantar à luz de velas.

A grande diferença: A tradição é que as raparigas dêem livros aos seus namorados, e os rapazes dêem às namoradas rosas vermelhas com uma espiga de trigo e uma fita com as cores da bandeira catalã. Se o namorado não quiser ser qualificado de machista é conveniente que acompanhe a rosa com um livro. O dia de São Jorge é uma das festas mais importantes da Catalunha

Mas não é só isso. A festa também é celebrada publicamente. As ruas se enchem de barraquinhas de flores (caríssimas) e livros a ótimos preços (o governo suspende os impostos nessa data) as pessoas, aproveitando que a primavera chegou, saem para passear pelas ruas. Também é tradição dar rosas às amigas,filhas,mães e livros aos amigos mais queridos.

E o que flores e livros têm a ver com São Jorge?

“A lenda do século XI conta que Jorge, um cavaleiro da Capadócia, liberta uma princesa capturada por um enorme dragão. Ferido pela lança do cavaleiro, o dragão derrama sangue e ali nasce uma roseira como signo de amor e amizade. Em homenagem a Cervantes e Shakespeare que morreram no dia de São Jorge, o dia foi escolhido também como o dia do livro.

Bom seria se em todos os cantos do mundo, o amor pudesse ser celebrado com uma troca de rosas e livros...

Sua Bruxinha
Enviado por Sua Bruxinha em 12/06/2010
Reeditado em 12/06/2010
Código do texto: T2315225
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.