António Lopes de Sá

António Lopes de Sá, o professor António Lopes de Sá, faleceu aos 83 anos, na sua amada cidade de Belo Horizonte.

Nascido em 1927, atravessou pois o século XX correspondendo-se e sendo amigo de grandes nomes da Contabilidade pelo mundo fora.

Grande vulto da Contabilidade, tanto no Brasil como no estrangeiro, deixou publicadas mais de 150 obras, além de milhares de artigos em jornais e revistas das mais variadas latitudes. Possuidor de mais de trinta teoremas e axiomas científicos contabilísticos, era doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Brasil do Rio de Janeiro.

Seguindo o patrimonialismo de Masi, Lopes de Amorim e D’Auria, foi o criador da corrente neopatrimonialista e grande entusiasta dos Congressos Internacionais de Contabilidade - Prolatino.

Grande amigo de Martim Noel Monteiro e da APOTEC - ajudou a rabiscar os Estatutos da nossa Associação e mais tarde foi um dos autores do Regulamento do Centro de Estudos de História da Contabilidade -, colaborou em diversas Jornadas e era Presidente Honorário do Centro de Estudos desde a fundação e Sócio Honorário da APOTEC.

Casado com a professora e pedagoga Édila Márcia e com três filhos, recebeu-nos com toda a sua amizade e hospitalidade no ano já longínquo de 1998, no decorrer de um Prolatino, na sua casa no Retiro das Pedras a cerca de 1500 metros de altitude, no cume imponente de uma das encostas da Serra da Moeda, nas suas palavras, “um dos lugares mais bonitos do mundo”.

Em nome dos Corpos Sociais da APOTEC, apresentando as nossas sentidas condolências à esposa, filhos e demais família, terminamos pois com as palavras pessoanas, com que nos idos de 90, procurámos agradecer ao cientista, ao profissional, ao homem e ao amigo: António Lopes de Sá: Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.

ANTONIO JORGE
Enviado por ANTONIO JORGE em 08/06/2010
Código do texto: T2307205
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.