LIBERAÇÃO (Obra premiada do artista plástico Albano Dias)
TÍTULO DA OBRA: LIBERAÇÃO
APRESENTAÇÃO
O artista concentra a sua pesquisa na pluralidade e diversidade cultural resultante da miscigenação não somente em sentido sanguíneo, inter-racial, étnico, metabólico, mas, sobretudo quanto aos efeitos nas múltiplas relações dos sujeitos no contexto em que vivem. São considerados e entrevistos aspectos temporais e atemporais como molas propulsoras para o entendimento de uma possível transposição das culturas na busca por identidade.
A partir de um olhar apurado sobre estas misturas, a obra premiada “Liberação” ressignifica e reler o cenário apresentado no cotidiano, num “amálgama” de culturas contextualizadas e reveladas nos costumes, conceitos morais, éticos bem como nos sistemas de crenças, nas ideologias sociais e políticas. Os referenciais sentidos, pensados, capturados nesta observação são caracterizados num movimento estético singular, resultante dos intercruzamentos de cores, sabores, ideários, cheiros, dialetos vindos de lugares inusitados, trazidos pelos representantes das florestas, dos guetos, dos desertos, das cidades, dos mares distantes e que ao longo da história gritam por equidade e auto-sustentabilidade existencial.
A técnica utilizada na conceituação e concepção da obra engloba os seguintes elementos: terra, carvão, acrílica e óleo sobre tela. A obra sugere uma reflexão quanto ao que é potencializador como atributo de um povo criativo, espontâneo, resiliente, acolhedor, solidário... “misturas-miscigenadas”, agora, refinadas, dialogam entre si e revelam contradições, mistificações e silêncios históricos a serem debatidos nas escolas, nos lares, nas associações de bairros, nos bancos das praças, etc., sem romantismos, pois, os eventos localizados são, na contemporaneidade, vivenciados globalmente e nisto, o artista pontua e chama a atenção: A nossa responsabilidade se presencia no agora da hora eleita. Que desejamos nós neste cenário de poucos eleitos?
Por Seilla Carvalho
Pedagoga, Psicopedagoga
Albano Dias – Artista plástico, nascido em 05 de Janeiro de 1974, Goianésia - Goiás. Expôs seu trabalho em várias cidades como Brasília, Goiânia, São Paulo, Caraguatatuba, Aracaju, Salvador, New York, Denver e São Francisco (USA).
Home page:http://www.zuinn.com.br/albanodias
http://www.flickr.com/photos/albanodias/sets/