VIAJANDO COM ZÉ
Viajando com Jose Claudio.
Um retorno a Itabira.
Numa ultima semana de maio o Zé acordou mais cedo e feliz. Zé de malas prontas, carro preparado, família embarcada, coração acelerado, destino sua Itabira, aniversario de Zé Felipe Adão, no alto dos seus 82 anos de vida, bem vivida pela causa familiar embasada pela sublime vida social, profissional. Zé distribuía sorrisos por todos os cantos inclusive a todos seus amigos do Recanto. Foi e bateu na porta do seu vizinho ¹“O sábio” (sim aquele da crônica), deu um sorriso e disse:_ Vizinho vou ali e volto logo, dê uma olhada na casa por mim, está aqui meu celular. Catou uns exemplares de seu livro ²“Vida de Bebe-segunda parte” e num adeus partiu pela estrada sinuosa toda cheia de emoção de bastante aflição, era como querer dar asas ao seu coração. Estava ali o homem menino voltando à sua infância na imensa emoção de poder beijar, sentir e abraçar o nobre aniversariante.
Numa sequencia de sobe e desce ladeira, segue Zé sua viagem, explicando cada nome de trechos da estrada, que tantas vezes passara em sua juventude estudantil, o que tudo parecia interessante para sua família, tamanha era sua emoção. Seguia com descrições às vezes poéticas, e às vezes humoradas, para os bucólicos nomes dados às varias paradas que o ônibus daquela cidade fazia no passado de estradas de terra.
Num momento de seriedade o Zé se benzeu, fazendo com as mãos o “Nome do Pai”, a família não entendeu visto não ter nenhuma igreja por perto,quando ele explicou, que estava passando pela ³Serra da Piedade, com sua igreja de Nossa Senhora da Piedade a 1700 metros. Muitas vezes Zé subiu aquela serra em romaria, pedindo e agradecendo proteção a Santa, para livra-lo dos perigos daquela estrada sinuosa, sinistra conhecida como “BR da Morte”. Seguia descendo serra mostrava indignado e perplexo as várias cruzes brancas fincadas nos barrancos registrando vidas perdidas naquele cemitério itinerante, retrato vivo da irresponsabilidade de autoridades e condutores e pedestres.
No sobe e desce da estrada, a família avistou uma enorme placa que alertava estar próxima a “Parada do Avião” onde poderia degustar um tradicional pão com linguiça caseira de porco com requeijão. Foi como punhalada no coração do Zé, ao recordar ao sabor daquele sanduiche, mas que agora ia de encontro às orientações de seu medico e suas próprias orientações em sua “Vida de Bebe Segunda Parte”. Resoluto quis ignorar a placa,quando a sua menor, provocou, dizendo que as colegas haviam dito que este negócio é um trem bão de mais da conta, e Zé cedeu a tentação.
O pão quente na própria chapa que assava a linguiça e o requeijão, Zé se entregou a aquela tentação, o queijo escorria lhe pelas mãos, saboreava como voltasse no tempo de liberdade de tudo comer e nada dever ou temer. Olhou para os céus e pediu perdão ao doutor e ao coração, por um momento teve vontade de rasgar seu livro ou fazer uma revisão em suas recomendações salutares aos futuros bebes. Bebeu refrigerante diet. como refrescar sua consciência e seguiram viagem, no sobe e desce serra, agora sentindo sua cidade mais perto. Numa reta uma placa avisa que Itabira dista a 32 km, reduz, liga seta esquerda, fim de agonia na BR, segue numa estradinha mais tranquila que vai dar na casa dos seus pais.
Triunfante conta regressivamente cada curva, cada Kilometro vencido, a alegria crescia exponencialmente, já cisma vazar pelos olhos. De longe a buzina avisa, na porta da casa já se vislumbra a figura imponente sorridente do pai, cercado por netos e amigos, momento sublime em que o Zé Claudio entendeu o que era a Feliz Idade que faz a tal felicidade. Desce orgulhoso do carro com o livro na mão, que será lançado naquela cidade no próximo Festival de Inverno, Zé sente uma gota escapar-lhe dos olhos, cair sobre o livro e lentamente escorrer pelas salientes linhas do M de sua mão. Olhando aquele perfeito M de mãe Zé viajou instante em que de olhos fechados dela se lembrou, ao instante em que seu pai o abraçou com aqueles enormes braços com um largo sorriso de alegria e o beijou.
¹”Os sábios” código texto T2290355 de 31/05/2010. RL.
² Livro: A Vida de Bebe- 2α. parte-De 40 Para frente- Autor: Jose Claudio Adão.Ed. Biblioteca 24X7
³ Serra da Piedade é uma formação rochosa situada na Microrregião de Belo Horizonte, município de Caeté/MG, Brasil. Possui uma altitude de 1.751 metros.
Toninhobira.
01/06/2010.