Sobre o Aniversário do Encanto das Letras (EC)

Sobre o Aniversário do Encanto das Letras (EC)

Desafios são sempre instigantes. Quando desafiamos a nós mesmos, tem outro sabor. Ao desafiarmos nossa mente, capacidade criativa, desafiar a própria imaginação ai a coisa pega fogo. Dê-me um tema, uma palavra ou um rol delas. Isto é uma provocação, gostosa, porém um instigar perfeito. Quase sempre desde o ingresso estive presente,foram poucas faltas,talvez justificáveis.Até apresentei atestado para a Chefa. “Sabe aqueles dias em que horas dizem nada ( ) e você nem troca de pijama, preferia estar na cama. Um dia a monotonia tomou conta de mim, é o tédio... (Tédio-Biquini Cavadão).” Pois é. Eu não sei como foi só sei que foi assim (como Chico do Auto da Compadecida). O fato é que faltei, e ficou aquela vontade posterior, sabe aquele gosto na boca?...Mas acontece até com os melhores.

-O que quis, gostaria de ter escrito?

Ah, adoraria ter escrito como um “Homem”, lá no começinho, mas confesso que não sei se acertaria. Teria que coçar o saco em público? Ou teria que mirar o fundo do vaso e acertar o assento e/ou o piso do banheiro? Mas me esforçaria de certo me esforçaria quem sabe no meu devaneio seria um homem mais atencioso, cuidadoso, delicado, poético romântico e apaixonado pela minha parceira? Uma coisa eu sei, carregaria comigo para esse novo ser as características de ser estabanada, meio tonta, e continuaria caindo e tropeçando nos próprios pés. Mas o fato é que adoraria ser um homem por um dia que fosse num texto bem legal.

Ah, a minha entrevistadora aqui, pois é, nem contei para vocês (bafoo) babadíssimo!

Estou sim concedendo uma Entrevista, é que este Site de Exercícios Criativos ficou tão famoso, bombou tanto que haverá uma grande festa com premiações e fui convidada para falar sobre. Ela está me pedindo aqui para falar sobre os Encantistas que admiro quem me emociona sempre, essas coisas...

Então lá vai:

Emoção eu sinto sempre que a Ângela Gurgel escreve sobre temas polêmicos, fala de suas lutas, de seus princípios, ela faz isso muito bem, já chorei a beça com ela. Mas confesso que chorei quando li a Lu Santos escrevendo sobre a luta pela sobrevivência de seus filhos, no exercício “Uma lembrança para a eternidade”.

A Nena (chefinha) sempre me faz rir, na maioria das vezes. Seus textos são inteligentes e muito humorados, até mesmo em situações adversas.

A Meriam Lazaro é profunda, abissal, me encantou quando fez um escrito minimalista, sobre uma viagem psicológica de um momento de coma, algo assim, um relato pelos olhos da pessoa enferma que viu talvez a morte e ficou bárbaro, foi no exercício “O segredo”.

Tem uma mineira, é ela mesma a Maria Olímpia que aprendi a admirar, ela escreve com uma facilidade, até quando não tem muita inspiração e os textos dela, meio conversa de mineiro, começam despretensiosos, leves e vão tomando um corpo tremendo, daí ela discorre como uma letrada que é sobre o tema e nos faz pensar, deixa em nós um “quê” de reflexão... Isto está claro no exercício “Vacatio legis”, ela escreveu “O ano do tempo vago” e nos remeteu aos tempos depois das perdas, e confesso. Arrepiei!

Uma pausa para água e retocar o make up...

-Como? Ah, a minha entrevistadora está aqui pedindo para eu falar sobre certa senhora que é show, é que já contei para ela antes de gravarmos, falei um pouco sobre Maith.

Então, eu a admiro sou fã de carteirinha, porque ela me remete aos tempos que minha mãe contava histórias para eu dormir... é algo assim impresso de afeto.Dia desses me enterneci quando ela contou com maestria e ternura, as impressões/fases de um bebê desde a concepção, as dúvidas, foi lindo.No exercício “Vacatio legis”. Primoroso. Mas, tem uma outra dama das letras que também nos presenteia sempre com textos de cunho Filosófico/Histórico e que esteve bem no começinho, antes mesmos de Existirem os Exercícios Criativos, na época em que eram Desafios entre um grupo de amigas do Recanto. A Zélia, isto mesmo, ela nos transmite aprendizado e experiência nos exercícios.

Tem a Vany Grizante, uma mulher elegante, suave, charmosa, escreve contos, mini-contos com absoluta perfeição, destaco aqui os dos “perfumes” em “Flagrante delito” e o último, que eu adorei descobrir o final, no Exercício “Não é o que parece”, ela foi confesso: Fantástica!

Tem uma moça, que sempre acho que não é ela, tem um mistério que a envolve e a faz mesmo parecer uma personagem saída de um livro, é a Brigeth. Admiro a cultura, o gosto pela escrita,e como gosto tanto do que ela escreve, vejo quão aguerrida ela parece ser. Destaco o Exercício “Encontrei num livro antigo”. Quando ela põe no papel, no coração e na indignação os horrores acontecidos no Haiti, e nos propõe refletir sobre tantas coisas, inclusive sobre nós mesmos. Nossa própria vida.

-Se não tem homens no Encanto?

Claro que tem, vários, uns mais presentes, outros atualmente ausentes, meninos que estudam e ficam meio sem tempo, dia desses chegou o Fábio, parece tão novo, mas tão comprometido com as causas, e é um doce Poeta, tem o Maurélio Machado, que nos ensina, acrescenta quando em seus textos muito bem elaborados nos faz voltar a algum tempo, e trás sempre além da nostalgia, um rol de preciosidades. Vide sua participação, por exemplo, em “Uma lembrança para a eternidade”, nos alimentando com memórias da Seleção Brasileira de 1958. Lindo. Também a aula sobre Pit Bulls no exercício “Não é o que parece”. Cheio de coerência. Tem o Pedro Galuchi, genial, incrível porém meio ausente nesses tempos.

Enfim. Gosto e curto todos e cada um especialmente. É como se tivesse vários livros marcados sobre a mesa e de tempo em tempo vou lá e leio um pouco de cada um, uns eu confesso, me perco e leio mais, outros um pouco menos. Mas o certo é que são todos de mesa/de cabeceira.

-O que aprendo com isso?

Ah, sei, que cresci, não, na altura não cresço mais... Já foi. Cresci em conhecimento, aprendizado, experiência e convivência, ainda que virtual. Às vezes me sinto em casa, como se tomasse cafezinho com cada um deles. Adoro!

Pretendo si continuar.

-Uma mensagem ao grupo?

Parabéns a todos, aos criadores no tempo do Desafio, aos mais antigos, aos participantes hoje ausentes, aqueles que só passaram, aos mais assíduos, aos jovens, aos mais sábios e experientes. Aos recém chegados. Aos gentis e assíduos leitores. Parabéns ao aniversariante, vida longa, produtiva e criativa a cada um de nós! TIM TIM! Saúde!

Este texto faz parte do Exercício Criativo de Primeiro Aniversário do Encanto das Letras

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/umano.htm

Roseane Namastê
Enviado por Roseane Namastê em 24/05/2010
Código do texto: T2276223
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.