Mãe, o teu Amor nos leva a reflexão.
O céu sorrir. Em aplausos reverencia um lindo sol. Nasce mais uma criança, trazendo consigo o milagre da vida, e para acompanhar a sua trajetória na vida, nada mais puro e indispensável do que uma Mãe.
Ser Mãe não é somente cuidar, observar e abraçar os filhos quando necessário, ou para demonstrar uma atitude de carinho.
O Amor de Mãe supre qualquer carência emocional, pessoal ou ainda humana que uma pessoa venha a passar. O Criador, o Deus Pai Celestial, ao procurar uma fórmula para representar toda a sua expressão de Amor, único e verdadeiro, não teve dúvidas em atribuir esse sentimento às Mães.
Quando a solidão nos abate a alma, e já não temos mais para aonde caminhar, quando perdemos todas as forças para lutar, encontramos no abraço materno a renovação de tudo o que somos. Quando expressamos em lágrimas as nossas angústias, as nossas falhas e decepções, podemos descobrir que somos capazes novamente, pelo afago, carinho e segurança que recebemos através do olhar daquela que nos guia, nos ama e segura-nos pela mão na hora de todas as quedas. Embora o destino, decidido por Deus, nos deixe distantes da presença física, elevamos os olhos a contemplar os céus de onde as nossas Mães, que ora já não se encontram entre nós, nos abençoam.
A vida nos deu a oportunidade de criarmos uma imensidão de amigos e amigas, mas nenhuma delas substitui a amizade confiante e fiel, que só as Mães podem nos passar. Tua presença é a maior de todas as forças, porque em teu coração não há mágoas a guardar de um filho teu, não há sonho impossível diante dos teus olhos, ou apenas da tua sombra. És de todos os bens do mundo, o de valor inestimável, que muitas vezes, ficamos cegos o suficiente para não enxergarmos cada detalhe que constrói as tuas palavras doces aos nossos ouvidos.
Há quem diga que ser Mãe é apenas uma opção de vida, ou insatisfação em viver. Nada disso é válido, porque ser Mãe é ir além de todas as barreiras, é a prova maior do Amor inquebrantável, insubstituível, pois é aquele que vem do coração de Deus.
Que cada um de nós, ainda que não tenhamos mais as nossas Mães ao nosso lado, possamos agradecer a Deus não somente pelo dia de hoje, o Dia das Mães, mas agradeçamos por cada vez que pudemos contar com este Amor que nos transforma em seres humanos, mais capazes, mais humildes, mais amigos, e sobretudo, mais comprometidos com as nossas vidas.
Que possamos esquecer os presentes materiais na intenção apenas de demonstrar amor à elas. O mais importante é, através das atitudes falar, ainda que em silêncio, o quanto somos gratos por todas as vezes que nos sentimos protegidos pelo ar angelical de nossas Mães.
Que a cada despertar de uma nova manhã, possamos ter a certeza do ombro amigo, do abraço verdadeiro e das palavras que nos resgatam a auto-estima, a vontade de viver, e bem mais que isso, nos convida a refletirmos sobre as nossas atitudes e em que podemos contribuir para a transformação da nossa realidade.
Mãe, tu és dos de todos os anjos, o mais companheiro, de todos os sonhos, o mais verdadeiro, de todas as presenças a mais constante, seja na proximidade ou na distância.
À todas as Mães, exemplos de vida e de Amor, parabéns pelo seu Dia. Que os maiores presentes, sejam saúde, paz, esperança e amor. Feliz Dia das Mães.
Rônet Alves de Matos
Aracati, 09 de Maio de 2010.