Homenagem às Mães
Escrevi este texto para minha querida e saudosa mãe em 1972, quando ainda estava viva.
Mamãe, parabéns pelo teu dia!
É de minha vontade dizer-lhe várias coisas, porém, não tenho palavras para começar.
Sou muito grato pelo amor que tens me dispensado ao longo destes anos; pela educação que destes, e continua dando; pelo perdão, e pelas desculpas, que só tu sabes o motivo para tê-las usado; e, por tantas outras coisas que não me vem à memória agora...
Sei que tu não fazes questão de ganhar presentes; o que queres sempre é o respeito, o carinho e a dedicação de cada um de nós, os teus filhos.
Teus cabelos, já posso bem vê-los, começam a esbranquiçar, e o canto de teus olhos enrugam-se, dia a dia; assim, também, tuas mãos, braços... Enfim, o tempo passou.
Reconheço que das preocupações, algumas já passaram; outras tantas apareceram, e outras vão se perpetuando... E uma destas é a preocupação que tens com teus filhos que, apesar de grandes, são carentes de teu amor, de teu colo, de teus afagos e de teu apoio. Sim, mamãe! Continuamos dependentes de ti! Ou melhor, sempre precisaremos de ti.
Lembro daqueles cujas mães já partiram desta vida... A saudade vem e, no peito, o coração abafa um suspiro... Os olhos são fechados para reter as lágrimas... E na mente apenas uma lembrança: Um sorriso meigo e amigo.
Também lembro das mães que não têm mais, ao seu lado, os seus filhos queridos... Quiçá, têm em mãos uma "foto", às vezes.
Mas, alegrem-se todas as mães! Pois, com certeza, um dia todos nos reencontraremos ao lado do Senhor!
Enquanto isso, deixo uma proposta: Voce que não tem mais ao seu lado a sua querida mãezinha, abrace as que estiverem próximo a voce e transfira para elas a gratidão e o amor de filho que certamente sua mãe lhe ensinou e transmitiu. E voce mamãe que não tem seu filho mais ao seu lado, permita que os filhos que estiverem ao seu lado lhe abracem, acalorando-os com o mais tenro e perfeito Amor de Mãe.
Que Deus ilumine todas as mães, dando-lhes saúde e muitas alegrias, neste, e, em todos os dias de suas vidas.
Parabéns Mamães Recantistas!
Deus lhes abençoe!