PEQUENA GRANDE CIDADE
(Homenagem à cidade de Serrinha – Bahia)


Encontro-me numa pequena cidade. Pequena em tamanho, em desenvolvimento e noutros aspectos, mas, muito grande e rica em beleza, cultura e religiosidade.

Ontem, um grande espetáculo! A força da luz e do fogo emanada por milhares de tochas aliadas à fé de um povo sofrido, mas, com esperanças renovadas para o futuro. Refiro-me à Procissão do Fogaréu realizada anualmente na noite da quinta-feira santa, manifestação, não só da religiosidade, mas, também, da cultura desse povo sertanejo da Bahia.

Hoje, sexta-feira santa, a fé e a alegria confundiram-se numa penitência que supera a dificuldade para uma subida íngreme e acidentada. É o caminho ao encontro da imagem da Nossa Senhora de Santana, padroeira desta cidade e que a abençoa do alto de um monte do qual descortinamos a bucólica paisagem urbana em meio a pequenas serras que a protegem. Do alto desse monte, a beleza, a simpatia e o carisma de uma terra.

Esta terra, esta cidade onde me encontro, no sertão da Bahia, é SERRINHA, a “Pequena Grande Cidade”e meu berço materno!



Em 01 de abril de 1983.
Marcelo Nunes Dantas
Enviado por Marcelo Nunes Dantas em 16/04/2010
Código do texto: T2200291
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.