Momento de Exaltação ao Estudante Brasileiro - homenagem a Flávio Alves

Exaltemos. Estamos diante de uma notícia digna de encher-nos de orgulho. O brasileiro Flávio Henrique de Vasconcelos Alves - 23 anos - acaba de conseguir um estágio de dois meses na NASA. Ainda cursando o 8º período de Engenharia de Controle de Automação na UFMG, Flávio Alves esteve por 5 meses - também estagiando - na Universidade do Porto, de onde entrou em contato com o depto. de Biomédica do Centro Espacial da NASA, que cuida da saúde dos astronautas. O importante estágio foi-lhe concedido depois que o estudante colaborou significativamente, na redução do tempo de apuração de exames cardiológicos em astronautas, no regresso de viagens espaciais. O trabalho que até então era realizado com tempo de duração de 30 min., teve seu tempo reduzido para 102 segundos. A importância do feito fica ainda maior, face às rotineiras notícias de crimes cada vez mais bárbaros e mazelas de governantes, que enxovalham nossos lares, através dos meios de comunicação.
Viva! Finalmente somos presenteados. Flávio Alves, neste momento, deixa de ser mineiro. Neste momento ele é muito mais que isso; ele é brasileiro. O seu estudo e trabalho enche de orgulho, além dos pais e familiares, a todos nós brasileiros.
Vamos homenageá-lo, aqui neste amplo e maravilhoso espaço do Recanto das Letras, de que tanto utilizamos para encher os corações de poesia, além de exercitarmos nosso poder de indignação. Afinal, aqui deve ser espaço também para essas horas, momentos de orgulho de nós mesmos, nós brasileiros.
E olhem que, as boas, são notícias tão raras, que temos que curtí-las mesmo que, como “momentos”. Provavelmente, o jovem Flávio Alves não tenha a exata dimensão de seu feito. Uma premiação como esta, eleva a nossa auto estima, volta os olhos do mercado de trabalho estrangeiro para nosso país, abre portas para os estudantes brasileiros como um todo, enche de brio a seus mestres, que com certeza, por vezes chegam às vias do desânimo, com tamanha inversão de valores em nossa sociedade. Respinga também reflexos positivos para os quatro cantos de nosso país, que nem sou capaz também, de comensurar, tamanha sua implicação. Como se não bastasse, ainda dá de quebra, um senhor puxão de orelha na nação, no que diz respeito à destinação de verbas para estudos científicos e pesquisas afins, recursos estes cada vez mais dilapidados, governo após governo. Perdoem-me amigos, se por algum momento deixo extrapolar meus sentimentos no texto, passando-lhes a impressão mais de lamento, que de exaltação. Não é esta a minha intenção. O momento é sim, de vivermos o “outro lado da moeda”. O momento é sim, de orgulho.
A você Flávio Alves, que muito me emocionou, confesso que não sei como exaltá-lo. Aliás, exaltá-lo chega mesmo à beira do desaconselhável, já que, possuidor de invejável simplicidade, atestada nas entrevistas nos meios de comunicação, certamente sentirá deveras, desconfortável.
Fique tranqüilo jovem, não o constrangerei. Permita-me tão somente elegê-lo como meu Big Brother Brasil.
Em se permitindo, asseguro-lhe de pronto, que pronto estou para emitir - e aí vai - o meu voto:
Você continua na casa!
Melhor, Flávio Alves; continue na nossa casa.
Abraço fraterno.

Ps.: em tempo, saudações e agradecimento ao Palestrante, Professor, Consultor, Embaixador, Diretor Técnico Espacial e Astronauta, Marcos Pontes, outra bandeira de orgulho nacional.
Afonso Rego
Enviado por Afonso Rego em 17/03/2010
Reeditado em 23/03/2012
Código do texto: T2142828
Classificação de conteúdo: seguro