MEDALHA TIRADENTES!
MEDALHA TIRADENTES!
Ao
Exmo Sr Cel PM CARLOS ANTÔNIO ELIAS – QOPM
Comandante-Geral da Polícia Militar de Goiás – PMGO,
Excelentíssimo Senhor Comandante,
Apraz-me cumprimentar Vossa Excelência pelo excelente desempenho frente ao Comando da Polícia Militar de Goiás – PMGO.
Venho com a devida vênia e com o devido respeito e acatamento, em nome de todos os civis da sociedade goiana, largamente beneficiada com os bravos feitos, marcos e marcas do 2º Tenente PM R/R JOÃO ALVES DE SOUSA – QOPM da Reserva Remunerada do 2º Batalhão de Polícia Militar e de Caçadores “Gama Cerqueira” (O DOIS DE OURO), sediado na cidade de Rio Verde-GO da Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás – PMGO, cuja Ficha Individual de Informação impecável, salienta a sua ilibada conduta; bem como os bravos feitos de seu filho, o Sub-Tenente PM REGINALDO ALVES DE MORAES SOUSA – QPPM (Sub-Tenente “Ziquinho”), recentemente promovido por ato de bravura e merecimento por Vossa Excelência; lotado na RH-1 da PM.3 do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Goiás – QAG (Sito à Av. Contorno, frente ao Parque Mutirama); solicitar se digno for, a condecoração desses dois brilhantes e notáveis militares através da concessão da MEDALHA TIRADENTES, honraria das Polícias Militares do Brasil em Homenagem ao mártir da Independência do Brasil: Alferes Joaquim José da Silva Xavier da Polícia Militar de Minas Gerais-MG, vítima da perversidade humana, morto e esquartejado, em decorrência da Inconfidência Mineira!
Saliento que ambos, pai e filho, 2º Tenente PM R/R SOUSA - QOPM e Sub-Tenente PM SOUSA - QPPM “Ziquinho”; encontram-se no excepcional comportamento.
Ambos não têm registro em suas Fichas Individuais de Informação, nem sequer de uma simples repreensão. Consta em suas Fichas Individuais de Informação inúmeros elogios “individuais” e “coletivos”; tendo sido o 2º Tenente PM R/R SOUSA, agraciado com as Medalhas de “Decênio” e “Vincênio”; condecorado com o título de “SOLDADO PADRÃO” – Cat. “A” – 2º BPM “Batalhão de Polícia Militar e de Caçadores Gama Cerqueira” – “O DOIS DE OURO” da Polícia Militar de Goiás - PMGO; inclusive agraciado com a Medalha de “150 ANOS” da Polícia Militar de Goiás; pelo Exmo Sr Cel PM EDSON DA COSTA ARAÚJO - Ex-Comandante-Geral da PMGO, atualmente Comandante da Guarda Nacional do Brasil. O mencionado 2º Tenente PM R/R SOUSA, antes de ingressar nas fileiras da Polícia Militar de Goiás,participou ativamente da construção de Brasília-DF durante o Governo do saudoso Presidente da República JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, na condição de candango,na Fazenda Sucupira – Projeto ETA 34 – Escritório Técnico Agrícola, hoje EMBRAPA do Ministério da Agricultura; foi um dos fundadores da Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, hoje Corpo de Bombeiros Militar – BMGO; inclusive fundador da Companhia “Vale do Araguaia” (Vale do Aia), hoje, 7ª CIPM, sediada na cidade de Mineiros-GO. Assumiu inúmeros Comandos de Destacamentos Policiais e respondido por várias Delegacias de Polícia, até que as mesmas fossem providas de seus titulares, Delegados bacharelados em Direito. Participou ativamente da “Operação Vinor – Varredura do Nordeste Goiano”; sob o Comando do Coronel PM R/R da Polícia Militar, HÉLIO BATISTA VAZ SOBRINHO e do Cel PM R/R EBER MARTINI, Comandante do 3º BPM, sob a Coordenação de um Coronel do Exército Nacional Brasileiro para que se desse um basta aos subversivos da “Guerrilha do Araguaia”, embrenhados nas matas do Norte do Estado de Goiás – hoje Estado do Tocantins-TO e do Estado do Pará-PA; tendo participado de outras inúmeras Operações históricas de alta relevância; inclusive mobilizado pelo Exército Brasileiro por ocasião da esmagadora e triunfante Revolução de 31 de março de 1964 que consolidou a Democracia no Brasil.
Quanto ao Sub-Tenente PM REGINALDO ALVES DE MORAES SOUSA – QPPM – PMGO “Ziquinho”; trabalhou na AGROQUIMA; foi bancário no Banco Real; foi condecorado com as Medalhas de “Decênio”; agraciado com a “Medalha de 150 Anos” da Polícia Militar de Goiás - PMGO pelo Exmo Sr Cel PM EDSON DA COSTA ARAÚJO - Ex-Comandante-Geral da PMGO, atualmente Comandante da Guarda Nacional do Brasil; tendo sido recentemente promovido a Sub-Tenente PM por ato de bravura e merecimento por Vossa Excelência, após avaliação de um minucioso relatório, devidamente assinado por unanimidade por 07 (sete) Oficiais Superiores da Polícia Militar de Goiás e relatado pelo Cel PM , Chefe da PM.3 do Quartel do Comando Geral – QAG; sendo o mais jovem Sub-Tenente PM da Polícia Militar de Goiás – PMGO; além dos relevantes serviços que vem prestando na RH-1 do QAG; vem há mais de 15 anos, prestando relevantes serviços na Tribuna do Governador do Estado de Goiás – Estádio Serra Dourada com a devida autorização dos Excelentíssimos Senhores Comandantes Gerais anteriores e de Vossa Excelência; inclusive é jogador do time de Futebol do “Batista Pereira” – Repórter Policial do Programa “Chumbo Grosso” da TV Goiânia.
Em nome de todos os civis que tiveram suas vidas salvas e sua honra resgatada ao longo de tantos anos de dedicação e pela ação desses dois valorosos militares entusiasmados com a profissão que abraçaram e que se entregaram de corpo e alma ao enaltecimento da Corporação Militar a qual pertencem!... Pelo valoroso cumprimento de seus deveres que norteiam toda a vida e conduta desses dois brilhantes Policiais Militares!... Solicito em nome de todos os civis e da população goiana, que lhes sejam concedidas a justa condecoração pela MEDALHA TIRADENTES!
Os reluzentes Brasões que abrilhantam o peito de cada valoroso “Soldado” haverei de continuar ressaltando como sempre ressaltei, através da divulgação do nome e da ação de todos esses valorosos Policiais Militares pelos inúmeros veículos de comunicação falada, escrita e televisionada; pois acredito que a sociedade deve valorizar e apoiar o trabalho da Polícia Militar e em especial da Polícia Militar de Goiás quando através da ação digna de seus componentes, torna-se o alvo que mais se beneficia pela segurança que lhe é proporcionada!
Muito se tem rechaçado o trabalho da Polícia Militar pela ação, muitas vezes irresponsável de alguns de seus componentes e que a mídia muito tem colocado em evidência, mas acredito que a valorização dos bons militares deve ser muito mais enaltecida como incentivo à própria Polícia Militar, cujo reconhecimento de seu valor, só reverterá em favor da qualidade de segurança à própria população que tanto anseia, implora e reivindica por segurança!
Caso seja possível e seja julgado que há merecimento, solicito humildemente que também seja incluído o meu nome na relação de civis passíveis de serem agraciados com a MEDALHA TIRADENTES. Sou formada em Pedagogia – Licenciatura Plena pela Faculdade Católica de Brasília-DF; servi como funcionária pública concursada na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal – SSP-DF; na Secretaria de Viação e Obras do Distrito Federal; na Secretaria de Administração do Distrito Federal; na Fundação Educacional do Distrito Federal – FEDF em Brasília-DF; Sou Economiária Aposentada pelo INSS/CEF/FUNCEF da Caixa Econômica Federal; sobrinha e afilhada de batismo do “SOLDADO PADRÃO” da Polícia Militar de Goiás – PMGO – 2º Tenente PM R/R JOÃO ALVES DE SOUSA – QOPM e prima do Sub-Tenente PM REGINALDO ALVES DE MORAES SOUSA “Ziquinho” e tenho me empenhado em elevar o nome da Polícia Militar de Goiás e de seus valorosos militares através da elaboração e publicação de inúmeros Acrósticos e poemas em Homenagem aos relevantes serviços prestados pela Polícia Militar de Goiás à sociedade de classe goiana, ao povo; inclusive aos excluídos da sociedade de classe “Os descamisados”; bem como em Homenagem às diversas autoridades Civis, Militares e Políticas de Goiás e do Brasil.
No meu entendimento, a Polícia Militar de Goiás é a mais preparada e eficiente Polícia Militar do Brasil e talvez do mundo; que exige para o ingresso em sua Corporação, formação intelectual de nível superior.
Na certeza de contar com a preciosa compreensão, apoio e atenção de Vossa Excelência; bem como da Comissão de Distribuição das MEDALHAS TIRADENTES; aproveito a feliz oportunidade para antecipar os meus sinceros agradecimentos.
Nestes termos,
Aguardo e espero mercê,
Respeitosamente,
Goiânia-GO, 12 de março de 2010.
SIRLEY VIEIRA ALVES
Economiária Aposentada
INSS/CEF/FUNCEF
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
“POETISA”
www.sirleyalves.net
Site do RECANTO DAS LETRAS
Vide BLOG DO CORONEL ANTONIO
Sobrinha do 2º Tenente PM R/R JOÃO ALVES DE SOUSA – QOPM - PMGO
“SOLDADO PADRÃO” Cat. “A” do 2º BPM da Polícia Militar de Goiás - PMGO
Sediado em Rio Verde-GO da Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás – PMGO
“O MILIOITO”
“A esmagadora e Triunfante Revolução de 31 de março de 1964, consolidou a Democracia no Brasil!”