A André Comte-Sponville - 33 -
Uma pergunta complexa,uma resposta simples:eis a receita da felicidade!!!!!
André Comte-Sponville é um filósofo francês contemporâneo,autor de obras que discutem o amor,a felicidade e outros temas das urgências da vida do século vinte e um.Foi professor da Sorbone ,mas hoje dedica-se a seus livros e palestas.Trancrevo aqui uma parte da entrevista que deu à jornalista da Revista Simples,março de 2010:
P- A felicidade é um tema recorrente em sua obra.No que a Filosofia pode ajudar na busca por ela?
R-" Em primeiro lugar,ajudando a compreender o que ela é. E o que é a felicidade? É o contrário da tristeza.È preciso partir daí.Ora,o que é a tristeza? Todo período,para um indivíduo,no qual parece impossível sentir-se alegre.Levantamos de manhã e sabemos que não nos sentiremos felizes nem uma vez durante o dia,às vezes acreditamos até mesmo que não nos sentiremos felizes nunca mais...Aqueles que passaram por isso conhecem o peso do horror,do desgosto,do sofrimento.E eles sabem também,por oposição,que a felicidade existe.O que é a felicidade? Certamente não é uma alegria contínua e estável.Isso não existe,é somente um sonho que nos afasta da felicidade.A felicidade é o contrário da tristeza:sou feliz quando tenho a sensação de que a alegria é imediatamente possível,que pode aparecer de um momento a outro,que ela já esteja aqui,claro que não de maneira permanente,mas com essa facilidade,essa espontaneidade,essa leveza que torna a vida agradável.A felicidade não é algo absoluto,mas como é bom"
Felicidade então é isso: a alegria que sinto ao ler seus escritos,sábio filósofo francês!!!
Maria Neusa em março de 2010