Carta para Neli! (*)

Florianópolis, 15 de novembro de 2002.

Carta para

NELI BARRETO DUTRA:

Hoje estais despedindo-te dos teus amigos e amigas, escritores e escritoras da Academia de Letras de Biguaçu e da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses. Esta Academia e esta Associação, a partir de hoje, deixará de contar com a presença de uma pessoa amiga, sincera, autêntica e leal.

Vais deixar uma lacuna em nosso meio!

Algo de bom e maravilhoso vai ficar faltando! Algo de sublime, de belo, de real, de verdadeiro, de amizade, de um grande calor humano, deixará de existir entre nós. Mas o teu exemplo e dedicação vão ficar.

Nós, os teus amigos e amigas da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses e da Academia de Letras de Biguaçu, continuaremos a nos esforçar para continuar levando o teu sonho adiante, o sonho de produzir e espalhar poesia ao Mundo e de procurar acalentá-lo, tornando assim a vida das pessoas neste Planeta um pouco melhor e mais reflexiva, mais leve, mais alegre e mais harmônica. Este teu sonho se juntou ao de outros poetas, culminando com a fundação daquela Associação, em 1995 e da Academia de Letras de Biguaçu, em 1996. E nós, poetas desta Associação e desta Academia, jamais esqueceremos de ti, Neli, e do nosso sonho de tornar esta vida sempre mais prazerosa, divertida, vibrante e cheia de entusiasmo. Jamais esqueceremos de ti e do nosso sonho de ampliar a cultura e a educação do povo brasileiro.

Nós, amigos e amigas, poetas e poetisas, escritores e escritoras da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses e da Academia de Letras de Biguaçu, continuaremos carregando a tocha do fogo ardente da poesia e das letras e que ela continue cada vez mais acesa para que o Mundo torne-se cada vez mais reflexivo, ameno e equilibrado, almejando estar continuamente em paz!

Neli: que Deus te abençoe, que Deus te proteja e que Deus te ilumine!

E que assim seja!

(*) Esta "Carta para Neli" foi redigida e declamada por Naza Poeta Holístico, por ocasião do sepultamento da poetisa catarinense

Neli Barreto Dutra, na presença de outras poetisas e poetas amigos da homenageada, e com o testemunho de diversas autoridades presentes.