MADIBA - 20 ANOS






     Muitos, no decorrer da história humana merecem admiração e respeito. Mas há os que se destacam, não só por seus feitos, mas principalmente por aquilo que não fez.      Um exemplo é Gandhi, que com sua política da não-violência, conseguiu mudar o curso da história não só da Índia e do Reino Unido, mas também semear valores singelos na Humanidade.
     Mas hoje quero lembrar-me de outro exemplo também tão significativo quanto Gandhi, e a meu ver, de igual valor: Nelson Mandela.
     Madiba, como é chamado carinhosamente pelos amigos e devotados admiradores, nasceu em 1918, filho do chefe da tribo xhosas. Estudante de Direito, passa a lutar contra o regime do apartheid, regime de segregação racial que obrigava os negros a viverem separados da minoria branca dominante, sem direitos políticos, econômicos e sociais.
     Entre 1942 e 1960, efetivamente engajado na oposição ao regime imposto ao seu país, membro do CNA - Congresso Nacional Africano (movimento contra o apartheid) e um dos fundadores da Liga Jovem do CNA, Madiba sempre defendeu a luta pacífica contra o apartheid. Porém, sua opinião mudou em março de 1960, quando neste dia, policiais sul-africanos atiraram contra manifestantes negros, matando 69 pessoas e ferindo outras 180. Este dia, conhecido como “O Massacre de Sharpeville”, fez com que Mandela passasse a defender a luta armada contra o sistema, vindo tornar-se, em 1961, comandante do braço armado do CNA. Em 1962, foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves, e em 1964 foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas.
     Mandela ficou preso por 27 anos, mas mesmo passando por inúmeras situações humilhantes e violentas, jamais abandonou os ideais de democracia, justiça e liberdade. Durante sua permanência na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste triste período, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo, tornando-se o maior símbolo de oposição e combate ao apartheid, vindo a ser o maior responsável pela democratização da África do Sul.
     Ao contrário do esperado, os anos na prisão não o tornaram mais rude e violento, tampouco brotaram as sementes do sentimento de vingança e revanchismo.      Madiba voltara a ser o guerreiro pacífico de antes, porém mais forte e sábio que jamais o fora. Exemplo digno da mais pura e eficaz resiliência.
     Frente aos apelos e pressões internacionais, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk solicitou, em 11 de fevereiro de 1990, a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA (Congresso Nacional Africano).
     Mandela estava livre! A nação Sul-Africana e porque não o resto do mundo dava um passo rumo à moralidade.
     Em 1993, Nelson Mandela é laureado com o Prêmio Nobel da Paz, mas só o aceita se dividi-lo com o Presidente de Klerk; e assim o foi, em demonstração a sua busca de reconciliação e progresso unificado. No ano seguinte, nas primeiras eleições livres no país, Mandela é aclamado Presidente. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos.
     Ao fim do mandato de presidente, Mandela afasta-se da política, para dedicar-se às causas humanitárias, principalmente seu compromisso em lutar contra a AIDS.
Nelson Mandela recebeu diversas homenagens e congratulações internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais, e hoje, 11 de fevereiro de 2010, comemora-se 20 anos de sua libertação.
     A partir de 2010, será celebrado em 18 de julho de cada ano o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.

     Aqui, algumas de suas falas exuberantes:
- "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."
- "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação."
- "Não há caminho fácil para a Liberdade."
- "A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo."

     Não sei expressar em palavras o que sinto ao olhar a figura deste grande homem. A expressão de seu olhar, seu caminhar já alquebrado pelos 91 anos de vida ... quem pode se comparar, independente de quanto tempo viva ...




        SALVE NELSON MANDELA!
        SALVE MADIBA!
        SALVE A DIGNIDADE DE SER, A LIBERDADE, SEMPRE!














SIMONE SIMON PAZ
Enviado por SIMONE SIMON PAZ em 11/02/2010
Reeditado em 07/11/2010
Código do texto: T2082463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.