Ao meu querido Pai..." Uma nova semente "

Uma semente jogada no chão.

O que acontecerá com ela?

O que existe quando a terra é jogada em cima da semente?

Ela é uma semente e trás em si muita vida, e de repente uma mão tira essa semente de seu meio e a joga no chão, joga-se a terra por cima e é só escuridão. A semente terá de morrer se quiser brotar, a semente se entrega na escuridão da terra e é somente assim que ela poderá viver novamente, é nessa sequência que a vida brota.

Hoje a terra de Bofete acolhe em teu ventre a semente de teu filho Roque, essa mesma terra que viu de uma linda família nascer um lindo e forte menino no bairro da jacutinga. Brincou com essa terra, nadou nas águas dessas terras e quando teve a oportunidade de abandona-la não o fez, conheceu outras terras mas viu que iguais a essa nunca encontraria, queria viver onde nasceu, e assim fez família nessas terras, nas mesmas que muito plantou e plantava, adorava mexer com as terras de Bofete, adorava plantar de tudo.

Plantar, colher e comer;

Elaborar, lapidar e experimentar;

Fez amigos nessa terra e deixou para seus filhos somente bons exemplos, com humildade, honestidade e respeito fez muitas amizades e amizades verdadeiras com laços profundos que somente um filho desse lugar pode criar. Hoje essa terra acolhe em teu ventre essa semente, morre hoje mas nascerá novamente em outro lugar. Num lugar de encontros, onde poderá novamente correr, plantar, colher e sentar a uma grande mesa e comer, como gostava de fazer e em boa companhia estará, pois a todos os seus que já partiram irá reencontrar.

Ele nos deixou muitas lições, mais uma lição entre muitas quero ressaltar, a lição da tua felicidade, onde ele facilmente encontrava aquilo que tentamos buscar em milhares de lugares, e sabe qual o segredo da alegria e do sorriso do Rocão? " ele nada desejava "

O desejo se não cumprido trás frustrações e infelicidade, então ele fazia o seguinte, vivia com o que tua terra lhe dava através do teu trabalho, e com esse sempre teve tudo o que queria, e com essa simplicidade muito sorria, e com esse sorriso atraía amigos e o que muito desejamos, atraía, paz e felicidade. Ma ele tinha um desejo que fiquei hoje sabendo através do meu querido irmão, ele tinha o desejo de voar...Queria uma dia nos céus poder voar, num avião ou de outra forma, mas nunca dizia isso para ninguém, pois sabia que o que fosse para ser seria.

Ultimamente muito ele tinha mudado, pelas enfermidades que carregava viamos nele uma lagarta, um ser diferente que surge de um outro ser que é o que ele sempre foi. Sua imagem, sua aparência era como a desse ser que pouco agrada, e ele foi se retraindo como se estivesse entrando num casulo e assim foi até as 19:00 hrs do dia 08/02/2010, quando vimos essa lagarta já envolta no casulo, sair desse corpo que a fechava e aos nossos olhos se transformar numa linda borboleta. E vimos ele finalmente poder realizar seu único desejo que era poder voar, e como uma linda borboleta hoje ele vôa nos céus, e com certeza será nos céus de Bofete, realizando outro desejo que tinha que era ver suas netas crescendo e brincando, e o engraçado dessa metáfora é que eu e meu irmão ao irmos para a casa que ele morava para pegar coisas para o velório dele, encontramos uma passarinho no chão, orfão e desprotegido deve ter caido de algum ninho, o pegamos e deixamos ele numa gaiola, para as crianças dissemos que foi o vovô que ao voar nos céus com suas asas bateu nesse pássaro e mandou para que cuidassemos e ficasse com elas...isso as reconfortou, isso deus asas para as suas imaginações, da mesma forma que nosso pai fazia para nós e seus amigos ao criar as mais loucas histórias para todos nós...

Nessa querida terra que muito amo será jogada a semente, terra de muitos pássaros que entre eles haverá um com força a voar... os frutos dessa árvore? Somos nós, teus filhos e nossa famílias que temos como objetivo criar na mesma forma que ele nos criou, com belos exemplos e atitudes. Sentimos o mesmo amor que ele sentia por essa terra que hoje o acolhe, e hoje essa terra e teus filhos, essa família que o tinha com grande amor e seus amigos que o tinham como grande homem estão todos juntos para assistirem a conclusão da mais linda construção que o Roque pedreiro já fez, que foi a sua própria vida...Construção íntegra, forte e desigual.

Deixa para nós uma saudade imensa, mas um dia seremos semente e junto correremos novamente em uma mesma terra e sentaremos juntos numa mesma mesa e ceiaremos juntos novamente, e peço a Deus somente uma coisa, que essa terra futura seja igual as terras de Bofete, pois iguais a essas nesse nosso mundo pouco há.

Obrigado pai pelo teu exemplo, tua honestidade e ombridade. Desculpe-nos pelas falhas, mas saiba que seguiremos teus passos e se isso conseguirmos seremos felizes como você foi.

Obrigado e saiba que todos que aqui estão hoje levarão para sempre tua imagem e teu sorriso em seu coração.

ass: Fernando Vieira de Camargo

Bofete-SP 09/02/2010

Texto impresso e distribuído no velório do meu pai que faleceu as 19:30 do dia 08/02/2010 e foi enterrado na tua querida terra no dia seguinte as 16:30 aos aplausos de teus amigos, parentes, e filhos.

Fernando Lobos
Enviado por Fernando Lobos em 10/02/2010
Reeditado em 12/02/2010
Código do texto: T2079664