HOMENAGEM PÓSTUMA AO MEU PAI

Carta ao inesquecível e inestimável pai e amigo Sebastião Nogueira

Pai, ainda bem que você não está mais aqui, em matéria, para assistir, assustado, nossa indescritível tristeza, sabe por que pai?

Justamente porque você não está mais aqui, pois, caso contrário, com certeza, você seria capaz de assumir essa tristeza, você seria capaz de lutar, chorar, desesperar-se para não ver seus queridos filhos e sua inseparável esposa em dificuldades.

Sabe pai, essa tristeza só não é maior porque acreditamos que seu espírito esteja em bom lugar, quem sabe até conversando com os anjos do céu, dando algumas sugestões de como transformar problemas grandes em pequenos, de como enfrentar barreiras e transpassá-las sem demonstrar nenhuma ironia, fazer apenas o certo, tudo por uma boa causa, o bem estar da sua família e dos que lhe cercaram durante sua breve passagem pela terra.

Na verdade pai, você sempre teve sua opinião formada sobre quaisquer assuntos, em tudo que era indagado, imediatamente abria sua enciclopédia mental e nos deliciava com respostas inteligentes e esclarecedoras.

Pai, todos os filhos têm o pai que merecem. Nós, mais que merecemos ser seus filhos. Você tinha um propósito na vida, você renunciou muita coisa em prol dos seus filhos, você nunca foi abastado financeiramente. No entanto, nenhum de nós sentiu a dor da fome, ficou fora da escola ou usou roupa remendada, não por orgulho, mas pelo carinho, o cuidado e a preocupação com que agia e às vezes até se sacrificava pelo nosso bem estar. Por isso somos imensamente gratos.

Pai, o Senhor Deus, nosso Pai todo poderoso, na sua imensa bondade estava precisando de alguém com essas características, sabe quem ele encontrou? Você pai, tanto que suas experiências e conhecimentos obtidos não ficaram no seu cérebro, que pela ordem natural, daqui a pouco estará feito pó, assim como começou, mas seguiram juntamente com a sua alma, pois se é verdade que você nos vê, quando perceber nossas dificuldades, logo, logo nos acudirá e como você não está mais num plano restrito a sua família, certamente que a humanidade ganhou um grande administrador e colaborador, quem sabe até um mensageiro dos desvalidos.

Você não foi um grande modelo para o mundo, sobretudo, porque era um ser humano como qualquer outro, cheio de falhas, de defeitos, entretanto, um grande exemplo de pai, de trabalhador e de honestidade. Você veio a terra com uma missão e com a sutileza que lhe era peculiar, a cumpriu. Seus filhos estão encaminhados, nenhum deles jamais o envergonharam, sem falar do grande círculo de amizade que você constituiu em torno de si.

Para encerrar, pai nós perdemos apenas o seu contato físico, não poderemos mais beijar suas mãos, confidenciar nossos problemas que você escutava e depois nos orientava com muita serenidade, mas você ganhou a eternidade e a partir de ontem o céu ganhou mais uma estrela, você é uma grande estrela, no mais amplo sentido da palavra. Que Deus abençoe a todos, inclusive você.

É isso que vai amenizar nossas angústias e saudades. Amém.

Nosso querido PAI faleceu em 03/02/2002

Sanderley Lobato