HOMENAGEM A SEU ROBERTO AGRICULTOR FAMILIAR

Homenagem a Seu Roberto – o sábio e a vida

Autor Zenaido Lima da Fonseca – EMATER-MG Arcos MG

Sr Roberto Rodrigues, 83 anos, casado com Dona Dezerê, um sábio que mora na roça em Arcos. Aposentou-se e mantêm a liderança do grupo familiar. Sua casa parece uma pousada! Por dia chegam a passar por lá até 40 pessoas, e já sabem que vão encontrar leite, café, quitandas, e almoço ou janta com as famosas galinhas caipiras, carne de cabrito, Java-porco, porco, produzidos em sua propriedade e muitos outros quitutes. Planta sorgo, milho e tem um pequeno pomar. Seu filho, Marquinho, casado com a Vani e netos juntamente com outros parentes cuidam da propriedade. Marquinho, dificilmente sai da propriedade a não ser por poucas horas. Quando tem que ausentar por um ou mais dias fica preocupado, pois o serviço que ele faz sozinho, e preciso de pelo menos três pessoas para dar conta, tamanha sua habilidade e jeito com as atividades do seu sistema produtivo. Vanir, a nora, diz que para se ter uma idéia do numero de pessoas que passam pela casa todos os dias, se gasta pelo menos 300 gramas de pó de café... “e a gente faz com o maior carinho” – ressalta.

No passado, com a queda no preço do leite, e analisando a relação custo/beneficio, vendeu todas as vacas PO (pura de origem) e as PC – (pura por cruza) e as converteu em animais de meio sangue, cruzados. Com essa medida, reduziu os custos de produção. Hoje, este jeito de pensar e agir é foco de pesquisa da EPAMIG em várias cidades. Em Formiga-MG e Arcos, já

existe um trabalho de controle biológico em bovinos e na agricultura familiar que prioriza a produção com menor custo tendo em vista a sustentabilidade da vida rural e do rebanho.

Em dezembro de 2009, Seu Roberto solicitou aos profissionais da EMATER-MG acompanhamento técnico para a evolução de seu rebanho meio sangue, para adequação do sistema produtivo, redução dos custos, e aumento da eficiência. Durante o processo de diagnóstico da realidade, conhecido como perfil de entrada conhecemos o grupo familiar e o cotidiano. Todos da família atendem com o maior carinho os parentes, amigos e os que passam por sua casa.

Seu Roberto conta que um dia num “Encontro de Folias de Reis” deu um quiprocó danado... “O Catuaba, (aquele que usa uma máscara e vai fazendo algazarra na folia e recolhendo o dinheiro) ao passar por outro catuaba quis tirar-lhe o dinheiro. Ai o outro reagiu e eles se desentenderam. O povo afastou e os dois viraram a mascara para traz, na nuca, para lutar. Ai o trem começou a sair do bate boca e esquentar e já estava quase nos tapas... Eu vi a policia mais adiante, corri lá e chamei os homens da lei. Quando os catuabas viram que a policia tava indo pro rumo deles saíram em disparada com mascara virada pra traz. Ai o povo falou pro policial chefe pra pegar os dois pra prender e ele respondeu: _ Nem! Se eles correm daquele tanto de ré imagine quando virarem de frente. Nem viatura pega eles no cerrado. Tudo combinado. Poucos sabiam do teatro com os catuabas. Pegadinha da roça. KKKK. Gosto da vida”.

SEU ROBERTO E A MOCINHA DO CALL CENTER

Conta ainda que recentemente, recebeu uma ligação de uma moça querendo fazer um empréstimo consignado para aposentados. Essas abordagens são feitas por pessoas dos call centers. (Se o gerente dessa empresa contasse com a monitoria online que envolve a escuta, analise das ligações e o fornecimento do feedback ao atendente, certamente veria a riqueza de conhecimento de Roberto e seu bom humor). Disse que atendeu ao telefone assim que tocou:

- Alô, com que eu falo?

- Pois não a senhora quer falar com quem?

- Com o senhor Roberto e a dona Dezerê.

- É ele!

- Seu Roberto que bom falar com o Senhor! Tudo bem?

- Tudo. Com quem eu falo?

- Seu Roberto, eu sou a Ximini, o senhor está com sorte! Somos de uma empresa que pode resolver sem burocracias, sem fila ou papeladas o empréstimo que o senhor precisa em sua casa por ser aposentado. Seu Roberto esta me ouvindo?

- Sim mocinha!

- Então seu Roberto, o Senhor e sua esposa dona Dezerê podem fazer um empréstimo consignado por telefone com todo conforto da sua casa e ainda usufruir da rapidez que nosso serviço oferece, sem pegar fila em banco para nada. Somos uma empresa promotora de crédito para tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao empréstimo que o senhor tem direito. Outra vantagem, seu Roberto, é poder fazer diversas simulações de empréstimo pelo telefone economizando um tempo precioso na analise da melhor proposta de credito que será mais interessante para o senhor. O senhor pode passar os dados dos seus documentos seu Roberto? A gente faz a averiguação e uma vez aprovado, seu Roberto, enviamos toda documentação via correio ai....

- Alô!

- Pois não seu Roberto! Alguma dúvida.

- Sabe mocinha! Lamento mas não precisa gastar seu tempo. Não quero esse produto. Nem eu e minha esposa vamos fazer empréstimo a não ser quando tivermos uma necessidade maior, ai eu reservo para pegar esse dinheiro que é rápido e muito seguro para vocês pois, descontam direto na conta da gente. E tem oura, só faço ao vivo e açores. Nada por telefone. Eu quero mesmo é outra coisa e quem sabe a senhora pode me atender!!! Hum?

- O que é seu Roberto?

-Um seguro de vida!!!

- Seguro? E quantos anos o senhor tem?

- Oitenta e três minha filha.

- Han...ah...Lamento seu Roberto. A idade do senhor é linda mas, não temos seguro para essa faixa etária.

- Por que não? O veio aqui fez uma revisão no motor, trocou o óleo, voltou o velocímetro e tá na garantia. Cheio de vida! Isso não conta?

....

Tu tu tu tu tu tu

....

_ KKKKKKKKK - Despachei a mocinha!! - Comenta.

Pessoas como o Seu Roberto viram lendas... continuam por ai, mesmo quando não estão fisicamente presentes. Continuam, na sua tradição, na sua cultura, no seu jeito de fazer caminho! Parabéns Seu Roberto, pela sua vida!