PIVETE

Saboreava um chope na companhia dos amigos Vilaça e Belisário, em tarde brasiliana após duro expediente na “Sofrango”, contando potocas do nosso tempo, relembrando fatos de viagens, quando o Vilaça saiu com um caso que, segundo ele, merecia uma crônica minha.

Estava ele, há alguns anos atrás, à porta do Hotel Imperador aqui em Brasília, quando se acercou um garoto dos seus dez anos, caixa de engraxate às costas, e falou, humilde:-

“- Moço, quer engraxar?...”

Vilaça fitou o moleque, reparou na sua cabeça pelada e no estilingue pendurado ao pescoço. Sério, respondeu:-

“- Graxa não, mas se você acertar aquele poste ali com sua atiradeira eu lhe pago Cr$2,00...”

O moleque mirou o poste e veio com esta:-

“- Se o senhor me der Cr$4,00 eu quebro a lâmpada!...”

Meu amigo ficou pasmo e disse ao pequeno engraxate:-

“- A lâmpada não! O poste, o poste ...”

O moleque largou sua caixa, ajeitou seu estilingue, mirou e ... pimba! A pedrada fez o cano do poste zunir no meio da tarde. O garoto fitou seu desafiante, sorridente, e cobrou sua aposta:-

“- Meus Cr$2,00, moço.”

Nisso, chegou o porteiro do hotel e falou:-

“- Careca, o que fazes aqui? Sabe, moço, é o menino mais conhecido em toda Brasília. Conta ao homem porquê, Careca!” - E ele, o engraxate, sentado na caixa e contando um maço de notas miúdas, com as mãozinhas pretas de graxa e de tinta, principiou:-

“- Uma noite eu entrei com minha caixinha no Hotel Nacional. O dia foi ruim, eu quase não tinha faturado nada. Tava cheio de gente, parecia uma festa, sei lá. Vi uma dona de branco, cheia de jóias e bem vestida e pensei que ela queria engraxar seu sapato. Fui lá e perguntei à ela, mas a danada me deu um cocorote na cabeça. Doeu, fazendo até um galo, sabe?

Fiquei com muita raiva, saí por ali, olhando, até que ela começou a subir a escada. Aí então corri atrás dela e levantei, ligeiro, a saia dela, mostrando sua bunda grande que todo mundo viu lá do salão!...

Moço, o senhor não imagina o bode que deu! Daí a pouco encheu de guarda e todo mundo corria pra me pegar. Escondi, corri, mas terminaram me pegando. Aí me levaram pro juizado e o homem mandou raspar minha cabeça. Por isso estou de coco pelado e a turma só me chama de Careca ...”

Meu amigo executivo ria, feliz, com a aventura narrada pelo moleque. Relembrou, por instantes, seus tempos de garoto travesso também, fazendo estripulias pelo interior mineiro, em Crucilândia, sua terra natal. E ficou por ali, esquecido que aquela era sua primeira noite livre na capital do país, ainda desconhecida para ele.

O garoto levantou, pegou a caixeta, despediu-se e saiu, comecinho de noite, assobiando brejeiro um samba em voga, se não me engano “Pivete”, do Francis Hime ...

-o-o-o-o-o-

Brasilia, 09/1980

OBS:- escrito em homenagem ao amigo Geraldo Vilaça, após uns chopes junto com o Belico, no “KuoPin”, em Brasília/DF.

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 14/12/2009
Código do texto: T1976750
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.