ABRAÇO POÉTICO - A Antônio Isair da Silva

ABRAÇO POÉTICO - A Antônio Isair da Silva

Prefiro homenagens vívidas, vividas, a homenagens póstumas.

Homenagear o trabalho em editar, em divulgar, pensando em “o que move alguém?”, o “como?”, o “quando?”, o “por quê?”. Senão movido pelo amor.

Seu amor ao trabalho é sua arte final, começado na escolha, olho de quem conhece, edita, debaixo do braço jornais “Poeta”, uma missão a cumprir, divulgar, vender, sua missão de cada dia, "o abraço ao irmão", como me diz ele.

Sua esposa ao lado acompanhando-o muitas vezes, outras vezes à pé, passando aqui e ali, vendendo às portas um só jornal que seja.

E lá vai ele, vislumbrando num ponto além mais alguém a quem possa vender o nosso trabalho com o trabalho dele.

Trabalhador ímpar na nossa Juiz de Fora, este homem de ação de conversa rápida, mal “esquenta lugar” e já está de saída.

Por vislumbrar o quanto é trabalhado um poema, tento chegar por comparação ao trabalho intenso, perseverante, envolvente, pelo caminho do simples, da presença constante na venda do seu jornal, na divulgação da poesia.

Às vezes, microfone à mão, dirigindo a reunião no Sarau, à qual ainda não participei mas que, pelo porte de sua foto no Orkut, vejo que ele se agiganta pela poesia.

É a inspiração ligada à ação, ligação entre o poético e amantes da poesia, olhar fixo na sua caminhada poética, no “Poeta”, no Sarau.

É a esse ANTÔNIO ISAIR DA SILVA, a quem conheci recentemente, que eu quero homenagear pelo seu trabalho em favor de nós, que temos em nós plantada a semente da poesia, semente que ele rega, poda e nos mostra mês a mês os frutos colhidos, através de seu “Poeta” ou no Sarau.

Obrigada, Antônio Isair da Silva!

Parabéns, Antônio Isair da Silva!