YVONNE BEZERRA DE MELLO E O SONHO DO PROJETO "UERÊ"
YVONNE BEZERRA DE MELLO E O SONHO DO PROJETO "UERE"
UM PROJETO SE FAZ COM OLHARES, CONVERSAS, LÁGRIMAS.
EX-ALUNA COMO NÓS! Yvonne Rossigneux era aluna do Cólégio "Stella Maris" ali pelos anos 60. Já gostava de ensinar... Aos dez anos, já dava aulas! Professora das crianças da favela do Vidigal.
MAIS TARDE continuava gostando de ensinar! Ela e as crianças de rua... de marquises... de bancos de praça... de favelas... de viadutos... se aproximaram no dia-a-dia...
A RUA ERA A ESCOLA DA VIDA, a morada da vida, o meio de vida, o medo da vida... Yvonne agora junto delas, olhando, conversando, ouvindo e sofrendo juntas.
É "OLHO NO OLHO". Assim era e é, pra ser grande a confiança.
"MÃE DE CORAÇÃO" daquelas crianças. Conversando com elas, olho no olho. O olhar capta a verdade e gera confiança. A confiança fortalece a relação.
A VERDADE LEVA ÀS LÁGRIMAS. A confiança leva ao coração a certeza de que o choro é verdadeiro. E as lágrimas escorrem... Hoje isso acontece... Eu vi, eu vejo, Yvonne! Ela é aquela que confia neles, sente as dores deles... Juntos nos fatos da vida...
UM PROJETO SE CONSTRÓI DIA APÓS DIA!
UMA ESCOLA SEM PAREDES, mas mesmo assim as crianças aprendiam! Aliás, todos eram alunos! Pra ensinar, Yvonne tinha que aprender como ensinar àquelas crianças tão cheias de dificuldades!
UM GRANDE SALTO NO TEMPO e Yvonne já ensina em 4 paredes. Aliás, 4 não! Três casas de dois andares, ambientes diversos para estudos diversos. Algumas salas de aula. Já são 400 crianças!
E ELA NÃO ESTÁ MAIS SÓ! Tem um Projeto criado, professoras, ajudantes, cozinheiras, motorista, estagiária, kombi e o site
" www.projetouere.org.br "
E EU ESTIVE LÁ, numa visita virtual. Visitei o Projeto "Uerê" todo, li todas as mensagens das crianças para "ela" (eram cartas de filho pra mãe!) e percebi que a confiança era recíproca! Li tudo: endereço, celular, dados estatísticos, dados financeiros... Sou curiosa!
E NÓS ESTIVEMOS LÁ, ao vivo, a cores, nas cores do Projeto! Eu e minha nora, amiga de Orkut, Alessandra, estudante dos últimos períodos de psicologia no Centro de Estudos Superiores - CES, em Juiz de Fora.
Detalhes combinados por celular, chegamos na kombi do Projeto "Uerê", cujo endereço é no Complexo da Maré.
PROJETO COLORIDO, pra ficar bem real! Cores fortes nas paredes, vermelho... Frases interessantes, pintadas nas paredes externas... Desenhos a grafite, feitos pelos alunos... nas salas frases pintadas, formativas, informativas e estimulantes, a fim de elevar a auto-estima das crianças!
ESCOLA CRIATIVA nas cores, nos escritos e desenhos didáticos nas paredes das salas de aula, nas carteiras dispostas em círculo, nas letras no chão da sala de dança... Ao dançar de uma letra à outra as crianças aprendem a formar sílabas, palavras, superando as dificuldades de alfabetização!
CONHECENDO OS AMBIENTES DA ESCOLA: sala de história, de geografia, de informática, biblioteca, banheiros, bebedouros, cozinha com 4 ajudantes. Almoço pra professores, ajudantes, alunos, visitantes. A comida é gostosa e só a inibição nos impede de repeti-la!
UM PROJETO SE SUSTENTA DOANDO R$XXX,00/MÊS/ALUNO.
ONDE ESTÁ O PROJETO "UERÊ" NA MÍDIA? Na comunidade virtual "Stella Maris" já esteve! Todas nós precisamos de saber que, uma de nós, ex-aluna como nós, que brincou naqueles pátios, que rezou naquela capela, que aprendeu naquelas salas de aula, que na hora do recreio comprou bala-boneca como nós, persistiu no caminho do que gostava de fazer e, junto com algumas pessoas, seu trabalho frutificou! Brevemente Yvonne estará palestrando numa comunidade internacional, apresentando o método didático que criou!
INTERESSANTE: NINGUÉM É BRASILEIRO!!! São brasileiros na copa, nas Olimpíadas, nas Fashion Weeks, no futebol, no carnaval, na hora de votar, na hora de receber FGTS! Na hora de doar é alemão, é americano! O mundo fica muito pequeno, concorda? E eu, aqui, preocupada em incluir o Brasil no microcosmo! Certas coisas pra mim são incompreensíveis!
R$-XX,00 DE DOAÇÃO MENSAL "É CONTA ALTA DEMAIS"! Ela me conta que lhe respondem isso! Este é o valor gasto por uma criança por mês, no Projeto.
5 brasileiros, somente, doam este valor todo mês.
O banco é XXXXXX.
O nome é PROJETO "UERÊ".
A agência é XXXX
A conta é XXXXXX-X
O TEMPO PASSOU... mas a aluna e seu colégio conservam algo em comum: dedicam-se à alfabetização de favelados.
"STELLA MARIS" É CHAMA - que não se apaga dentro de nós!
PROJETO "UERÊ" É LUZ - que persiste em brilhar!
NOSSOS PARABÉNS, YVONNE, em meu nome e no de Alessandra!
(Texto sobre o Projeto Uerê visitado por Isabel Chaves Resende em 07.08.06.)