Saudações ao novo academico da Academia Paranaense de Poesia

To: 'Nei Garcez'

Sent: Saturday, October 10, 2009 12:12 PM

-

Irmão Trovador, amigo e Confrade Ney Garcez

Em nome da Academia de Letras do Brasil/Paraná e Delegacia municipal de Ubiratã pela UBT/PR gostaria de saudá-lo pelo seu mérito obtido junto a Academia Paranaense da Poesia. A impressão mais profunda da beleza literária de seus escritos torna a nossa bandeira mais saliente com uma contribuição significativa para a memória brasileira.

“A tarefa da literatura é ajudar o homem a compreender-se a ele mesmo” (Máximo Gorki). A literatura de certa forma amplia e ramifica nossas visões e interpretações de mundo e da vida. A sua ausência em nossa vida impede a perspectiva e termina nos descartando dos acontecimentos, da interpretação, da imaginação e da ficção criada pelo escritor, seja em romance, artigo, conto, poesia, trova, etc. São infinitos os caminhos que nos permitem mergulhar no mundo da fantasia e da realidade que se percebe no mundo das palavras.

Segundo o escritor Salman Rushdie, “A literatura deve ser realmente o lugar onde podem surgir novas idéias que repensem o mundo."

Precisamos de homens de letras como o confrade Ney Garcez, que a serviço de nossa cultura não se coloca como um mero espectador, mas como aquele que faz e dá continuidade a história, até os infinitos caminhos do amanhã.

Posso afirmar que o nobre acadêmico é uma fonte de incentivo e apoio, ao que se faz em favor da cultura, que contribui para o resgate do caminho de retorno ao espírito de liberdade.

Saúdo-o e festejo este momento sublime. Não só como confrade, mas como amigo aproveito o ensejo desta indicação para desejar-lhe toda sorte de felicidade e produção cultural.

Este momento tem um significado especial: o reconhecimento de um trabalho realizado com seriedade, preservando a nossa cultura. Esta é a sua hora. E feliz estarei em acompanhar seus passos com a alegria de semear nosso solo como a Gralha Azul que semeia nosso querido solo paranaense.

"Escrever é gravar reações psíquicas. O escritor funciona qual antena -e disso vem o valor da literatura. Por meio dela, fixam-se aspectos da alma dum povo, ou pelo menos instantes da vida desse povo” (Monteiro Lobato)

Que o mastro de nossa bandeira seja construído com as rosas que compõe as trovas deste GRANDE TROVADOR.

José Feldman, Presidente da Academia de Letras do Brasil/Paraná

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 10/10/2009
Código do texto: T1858627