ANOS DOURADOS, O BAILE

Surpreso, recebi o convite para o baile da “Noite Dourada das Personalidades Notáveis de Paraopeba e Caetanópolis”, a realizar-se aos 27/10/2001 na minha terra natal.

O ofício de 06/09/2001 dizia ter o meu nome sido indicado para receber a homenagem, coisa que me deixou bastante feliz e emocionado. Pediam confirmação da presença.

“Será uma noite de gala, preparada com muito carinho e requinte para receber você, seus familiares, seus amigos e outras personalidades que elevam os nomes de Paraopeba e Caetanópolis, através do seu talento, trabalho e brilhante história de vida”, dizia um trecho do ofício.

Imediatamente contactei alguns parentes e, no dia da festa, um sábado de sol, saímos de Belo Horizonte eu, minha mulher, Maria Mari e as irmãs Mariza e Marilene. Apenas uma hora de viagem, o carro engolindo depressa os 100 km que separam a capital mineira da bucólica Caetanópolis e logo chegamos ao nosso destino, lá pelas 17,30 horas.

Visitamos alguns primos, a Tia Judite, Marinete e Claudia, o Quinha e Nerita na sua acolhedora e simpática vivenda e, à noite, rumamos engalanados para a sede social do clube recreativo de Paraopeba.

Belas jovens recebiam os convidados na portaria, conduzindo-os às suas respectivas mesas. Ficamos juntos em companhia do Quinha, Nerita, Helio e Sonia, os primos residentes em Caetanópolis (Cedro).

O salão muito bonito, à luz de velas, as mesas decoradas com arranjos florais, os garçons a postos, um clima de organização e bom gosto.

A programação rezava:- 21,30 horas, recepção aos convidados; 22,00 horas, solenidade de entrega dos diplomas; 23,00 horas, brinde aos homenageados; 23,30 horas, jantar e o baile, que se estenderia até as 4,00 da madrugada.

Os homenageados iam sendo chamados por ordem alfabética, com um breve relato do seu histórico de vida. Na minha vez, disseram:- “- Dr. Roberto Martins do Rêgo, advogado aposentado, cronista do jornal “Às Margens do Ipiranga” de Belo Horizonte, grande incentivador do Museu CLARA NUNES de Caetanópolis, expressa o seu grande amor pela terra ...”.

Ergui-me, sorridente, dirigindo-me à mesa das autoridades, onde recebi o diploma das mãos do Senhor Prefeito de Caetanópolis, posando para as fotografias. O certificado dizia:-

“Diploma conferido a Roberto Martins do Rêgo, Personalidade Notável de Caetanópolis, por elevar o nome da sua terra através das suas virtudes incomensuráveis, trabalho comprometido com o bem comum e brilhante história de vida” (melhor do que eu mereço).

E as coisas foram acontecendo, com bastante alegria e confraternização, entusiasmo geral. Muita comida, bebida à vontade, enfim, tudo o que se pode esperar de uma grandiosa festa.

A orquestra tocou músicas dos anos dourados, incríveis boleros que curtimos bastante na nossa juventude, dançamos muito e, de madrugadinha, nos retiramos para casa com os corações transbordando felicidade.

No dia seguinte, um belo domingo ensolarado, em companhia do compadre Humberto (Bereco), almoçamos na casa do Quinha, onde a Nerita caprichou num gostoso “Galopé”, mistura de galo com pé de porco (coisa de mineiro, uai!). Curtimos depois uma visita ao aprazível sitio dos primos e, a seguir, pegamos a estrada de volta a Belo Horizonte, deixando para trás, já saudosos, o Cedro, seus costumes e sua gente – a minha gente! ...

Esta foi a minha festa. Obrigado, queridos conterrâneos! ...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 20/11/2001

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 09/10/2009
Código do texto: T1856023
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.