Lição De Psicologia
Este texto foi realizado para um trabalho de Psicologia, e é um incentivo para a sociedade, uma forma de se dar a valor a quem, de alguma forma é diferente... Neste caso, pessoas portadoras de deficiência, e pessoas sobredotadas.
PSICOLOGIA
Sobredotação
Ana – Reparaste no miúdo novo?
Clara – O Carlos? Sim, achei-o com uma capacidade superior á dos colegas, afinal tem só 3 anos.
Ana - Isso é verdade, mas ninguém nos informou de nada. Será que não percebem que a criança é especial?
Clara – o melhor a fazer, é organizar uma actividade e tentar perceber se ele é ou não especial.
(…)
Ana – Eu e a animadora Cátia queremos fazer uma actividade contigo!
Carlos – E porque é que não fazem também com os outros?
Clara – Queremos saber se és capaz de fazer sozinho.
Carlos – E se eu não for capaz, os outros vão fazer?
Ana – Logo veremos, mas agora vamos ao que interessa…
Clara – Vou dizer o nome de um objecto moderno, e tens que o associar a um objecto antigo que se usava em vez dele. Percebeste?
Carlos – Queres dizer, um computador que agora substitui uma máquina de escrever… não é?
Ana – Isso mesmo… percebes tudo muito depressa! Agora, a batedeira eléctrica substitui o quê?
Carlos – Fácil… a batedeira manual.
QI De Satisfação
Ensinaram-me depressa?
Ou aprendi de repente?
Não sei, não interessa!
Estou feliz! Estou contente!
O meu avô diz-me:
“ És tão esperto
Como tu não há ninguém,
És como água no deserto
Uma gota para cada cem”
Foi-me concedido um dom
Que é raro alguém ter:
Aprender uma coisa
E nunca mais a esquecer
Tenho inteligência Superior
À do meu primo, à do meu irmão
Mas a nada dou mais valor
Que ao meu QI De Satisfação!
Um dom especial
Dizem que tenho um dom
Até que sou especial
E em tudo o que faço
Nada está mal
Aprendi depressa
Por pensamentos evoluí
Mas agora penso
Valeu chegar até aqui?
Uma porta abriu-se
Vi um caminho traçado
E sem olhar para trás
Deixei a vida de lado
Quantas questões me colocaram
Quantas equações resolvi
Quantas vezes suspiraram
Com os resultados do meu QI
Não fiquei retido em nada
Nem música, nem dança
Mas reprovei na questão:
Tive tempo para ser criança?
DEFICIÊNCIA
Cláudio – Tenho uma colega que teve uma filha portadora de trissomia 21.
Cris – O quê? Aqueles meninos que têm mongolismo?
Maria – Dona Cátia, são pessoas como outras quaisquer.
Cris – Não me venha com isso. Carlos… a sua colega não abortou por que razão?
Cláudio – Ela só soube que a criança sofria de síndrome de Down quando ela nasceu.
Cris – E não a podia ter entregue para a adopção?
Maria - Por favor Dona Cátia, que falta de sensibilidade. Com a devida licença…
Cris – Eu acho que ela vai arrepender-se quando ver os preconceitos a apertar-lhe.
Cláudio – Se todos forem como você Cátia, realmente ela enfrentará problemas, mas eu sei que como boa mãe e bom ser humano que ela é, ultrapassará tudo, e sempre de cabeça erguida e junto da menina será muito feliz. Mas já agora, se soubesse que iria ter um filho portador de síndrome de Down, abortava?
BASEADO NUM FACTO VERÍDICO
Tristes memórias
Diferente nasci
Preconceitos enfrentei
Mas ainda estou aqui
E longe chegarei
Palavras trocadas
Sorrisos (in)puros
Gestos cobardes
Por vezes duros
Por isso passei
E sobrevivi
Sufocando, respirei
E resisti
(…) Guardo isso na minha memória
E conto-vos agora a minha história:
Em tempos de guerra, junto de outros fui enganado, levaram-me para uma terra onde por nada se é castigado. Muitas vezes me alertaram, que o importante era lutar, e com palavras me usaram, “ Deus vai-te curar”.
Não me julguei diferente, apenas sofrido, junto de tanta gente, sentindo-me perdido. Tentei escapar e o meu corpo chorou, lutei por causas que não conheci, e agora o que restou? Tristes memórias do que eu vivi.
- A HISTÓRIA ANTERIOR RELATA O INIMAGINÁVEL SOFRIMENTO (que eu tentei compreender), DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE ERAM LEVADAS PARA COMBATER EM GUERRAS, ERAM-LHES DADAS FALSAS ESPERANÇAS, FAZIAM-LHES ACREDITAR QUE DEUS VERIA OS SEUS ACTOS CORAJOSOS E OS CURARIA.
Personalidade Gémea
De mãos dadas, vamos juntos
Até encontrar um fim
Vamos provar a todos
Que és igual a mim
Eu sou como tu
Tenho um corpo e uma mente
Sou igual a ti
Igual a toda a gente
Sem separar as mãos
Vamos gritar ao vento
Que somos irmãos
Por fora e por dentro
Na nossa personalidade
Nada nos diferencia
Procuramos a felicidade
O sinónimo de alegria
FIM***