GOIANDIRA DO COUTO, A mulher que pinta e borda com areia em Goiás.

Lá no interior do Brasil, numa cidadezinha que tem o mesmo nome de seu estado; Cidade de Goiás, berço da Poetisa Cora Coralina, vive também uma Artista de renome internacional. Pessoa simples, mas de grande valor, pois é simplesmente um dos nomes mais importantes da arte plástica contemporânea. Eu falo de GOIANDIRA DO COUTO, a mulher que transformou a pintura em poesia.

Goiandira, não usa tinta a óleo, acrílica ou aquarela... Ela usa areia colhida nas serras que circundam a Cidade de Goiás e/ou pedras moidas. São mais de quinhentas tonalidades diferentes que dão forma, brilho e realismo ao seu trabalho; inédito em todo o mundo.

Sua arte não se resume ao fato de pintar com areia, o que por si só, seria um extremo diferencial. Contudo, o que Goiandira joga sobre as telas que pinta é mais que simples areias coloridas. Ela põe sentimentos nativistas, tradições goianas, nossos cenários maravilhosos e muita, mas muita arte em tudo que faz.

Goiandira do Couto tem suas obras espalhadas por todo o mundo, mas nem precisava disso, pois ainda que seu trabalho estivesse limitado às fronteiras goianas, ainda assim, seria nosso orgulho.

Com real estima, de seu conterrâneo orgulhoso.

Dom Luizito
Enviado por Dom Luizito em 29/08/2009
Código do texto: T1781619
Classificação de conteúdo: seguro