Uma sessão solene hoje, às 19h30, na Câmara Municipal, celebra os 30 anos de fundação da Academia Sorocabana de Letras.

SESSÃO SOLENE - [ 19/08 ]

Academia Sorocabana de Letras celebra 30 anos de atuação - http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=211606

Uma sessão solene hoje, às 19h30, na Câmara Municipal, celebra os 30 anos de fundação da Academia Sorocabana de Letras. A homenagem resulta de requerimento apresentado pelo presidente da Mesa Diretora, José Francisco Martinez (PSDB).

O roteiro inicial da cerimônia previa a apresentação da Orquestra de Viola Caipira do músico Ricardo Anastácio que, porém, não deverá ocorrer. O presidente da entidade, Geraldo Bonadio, fará o pronunciamento na ocasião.

A academia foi criada a partir do trabalho da comissão formada, à época, por José Aleixo Irmão, Alcides Niceas, Benedito Cleto e Ivan Alberto Albuquerque Doretto. O grupo definiu a forma de atuação e deliberou, depois de várias reuniões, que seriam 40 as cadeiras do novo espaço.

A instalação propriamente dita aconteceu a 2 de julho de 1979. A primeira diretoria contou, na presidência, com José Aleixo Irmão, Camilo Júlio Filho, como vice, Benedito Cleto e Ivan Doretto (secretários), Alcides Niceas e José Maria Tomazella (tesoureiros).

O Conselho era formado por Adolfo Friolli, Benedito Walter Marinho Martins, Mário Cândido de Oliveira Gomes. Além deles, foram empossados como acadêmicos Adilson Cezar, Geraldo Bonadio, Armando de Oliveira Lima, Hélio Rosa Baldy e Paulo Tortello.

Os primeiros patronos escolhidos pelos titulares da cadeira foram Euclides da Cunha, Olavo Bilac, Guimarães Rosa, Varhagen, Ruy Barbosa, Castro Alves, Martins Fontes, Antonio Francisco Gaspar, Paulo Setúbal, Graciliano Ramos, Monteiro Lobato, Machado de Assis e Ascenso Ferreira.

As primeiras reuniões da Academia ocorreram nos salões do Ipanema Clube. Em seguida, passaram a ser realizadas na sala da Congregação da Faculdade de Direito de Sorocaba. Só numa terceira etapa, a sede foi transferida para o prédio da Biblioteca Operária, na rua Major João Elias (atual endereço).

No decorrer de três décadas, a Academia Sorocabana de Letras editou quatro números da revista com artigos, resenhas e textos de seus integrantes. Realizou, ainda, cerca de 350 reuniões.

A entidade tem como proposta organizar e colocar em funcionamento sua biblioteca. O acervo, explica o presidente Geraldo Bonadio, será centrado na obra dos patronos escolhidos pelos escritores e, claro, na produção destes. - http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=211606

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 19/08/2009
Código do texto: T1762501