Jamais poderiei esquecer da Sal,a grande poeta !

A ela minha homenagem e as letrinhas sempre guardadas nos meu primeiros passos no campo das letras neste mundo virtual:

Livro Apenas Emoções

Olympia Salete Rodrigues

Maria Thereza Neves, neste livro, nos entrega suas emoções, frutos de rara sensibilidade. É tal sua intimidade com as natureza que ambas se confundem e se transformam num grande e único sonho. Isso o que mais me impressionou e me encantou neste punhado de poemas que saltitam num caminho iluminado pontilhado de sombras, feito de alegrias e pesares, de certezas e dúvidas, de ânsias e desilusões.

A própria Autora se questiona ao se ver dual, ao olhar seu direito e seu avesso, numa busca de si mesma como artista e poeta, encontrando-se mar revolto, figura fora dela. E, pouco adiante vê a necessidade de afogar-se para renascer, o enfrentamento das dores do mundo tornadas dores de si mesma, a importância de curtir a dor para retornar, renovada e serena, à tona, à paz interior.

A angústia do mundo é retratada por Maria Thereza que sente a fome, a miséria, a solidão das gentes, de toda humanidade ao mesmo tempo causa e efeito. Tenta resgatar a beleza que parece apagada e se empolga na música e nas flores, na luz do sol, na singeleza da lua, em contraste com a tempestade, o tufão, o deserto. Dialoga com os elementos naturais que lhe parecem indiferentes. Sente que a vida é pequena para a profusão dos sentimentos humanos. Mergulha em saudosismo sadio lembrando o que havia e ela não sente ou não consegue ver mais, num desejo de resgatar o romantismo acabado ou esquecido. Como “Maria”, encarna em si todas as “Marias” que querem salvar seus sonhos, sugerindo a verdade tantas vezes comprovada de que a sensibilidade feminina pode salvar o mundo. E ao final, um amálgama perfeito de todos os poetas no poema que fecha esta coletânea – “Poeta maroto e louco”.

Ao me desincumbir da gostosa tarefa de apresentar Maria Thereza Neves eu tive que lutar contra a tentação de tomar cada poema e dissecá-lo, arrancando de cada um o significado mais profundo, a mais sutil mensagem que me foi passada, e colocar tudo neste texto. Mas isso eu fiz somente para mim... Não quis e não quero tirar de outros a satisfação de descobrir a alma artista da Poeta ao encontrar a mensagem singular que cada poema dará a cada leitor. E me fica a imagem mais forte que me impressionou: Maria Thereza, neste punhado riquíssimo de poemas, é uma Poeta mergulhada na Natureza, o melhor habitat da Poesia.

Olympia Salete Rodrigues

Maria Thereza Neves
Enviado por Maria Thereza Neves em 11/06/2006
Código do texto: T173656