Conta a lenda lá no sul...


que um gaúcho escritorno papel,
   descrevia todas formas de sentimentos:-

 Solidão

Amores,
Partidas
Tristezas
Alegriasespiritual,

Até livro escreveu.

 
     Enfim ,suas linhas, realidade transformada em conto.

    Além de escrever gostava também de jogar bola... dando muitas alegrias ao time.

   Ele, tinha uma terapia  muito especial...
...pescar .
     Nos fins de semana, sua amada mulher arrumava a cesta com lanches enquanto o gaúcho a cavalo com seu cachorro fiel saía em busca das iscas...Minhocas...

    escolhia as mais graúdas para pescar os peixes grandes,colocavá-as em latinhas, retornando para casa , apeava do cavalo correndo e gritando para mulher:-

  Vamo Bethuuuuxaaaa, qui ó,as minhocas tão vivinhas... já piguei tchê,arruma u barde cum  água e minhas varas, vamu da nu pé e trata de garanti o jantar mué.


    Assim iam os dois  alegres
unidos ,companheiros na vida em tudo...

     Chegando na beira do rio,tomavam um lanche a Bethuxa romântica adorava ficar de trelê lê com o marido  para reporem as energias e ter forças para trazer de volta o peixe enorme ...
    É que o gaúcho pensa mais em exibir  para os amigos do que no jantar,rs

    Pronto, alimentados, agora vão para os preparativos...

Sombra e água fresca...ô vidão.

   Mas o gaúcho reclama que a mulher não fecha a matraca e espenta os peixes...

     Então ele resolve que um pesque mais adiante
 e o outro fique ali
Bethuxa retruca, não gosta mas fica.

     Aparece um peixe maluco que ao invés de morder a isca morde é o xodó do Gaúcho ,rs

   Foi uma judiação com o pobre e a Bethuxa ria sem parar ...achava bem feito, quem mandou ele dela separar...
 
   passando a dor ,para não acontecer outra vez o gaúcho se preveniu ,achou por bem pescar no barcoum em cada barco ,claro...rs

   Que atrapalhados, se enroscavam o tempo todo ,assim não teriam o peixe no jantar...
e o gaúcho se diz pescador?!ah!! nem no sul nem na china pelo visto,rs

   As horas foram passando, o sol esquentando o dia deles,
sabe como é né,

uma folguinha que ninguém é de ferro,nem pescador...então o gaúcho deitou no barco dele deixando o anzol na  água
  "peixe nem tinha hoje mesmo pensou ele" , o negócio é relaxar um cadinho...
A Bethuxa lá distraída que só ela, nem conta deu que o marido deitou...
   
      Aproveitando  a soneca do gaúcho a minhoca muito esperta conseguiu escapar do anzol   mesmo ferida ela subiu pela linha,caminhou pela vara e saltou dentro da latinha...lá ficou com a respiração ofegante ,morrendo de medo que o gaúcho a pegasse.
       Ele não tinha carinho pelas minhocas,as olhava somente como iscas para atrair peixes que retirava do convívio da família... se pescam os grandes levam se pescam os pequeninos devolvem para o rio com a boca sangrando,a natureza refaz o ferimento mas a dor permanece na alma dos pobres indefezos,sabendo que um dia serão peixes grandes e um pescador virá pescá-los.rs
      Cada dia a mais vivo nos rios é uma vitória a comemorar, mas como tudo se justifica como cadeia alimentar vamos seguir com a lenda,rs
        Enquanto o gaúcho roncava ela ficou ali silenciosa nem ousava mais respirar...
A minhoca muito observadora notou algo estranho no homem...ele estava molhando todo o chão com suor e parecia sem ar...mesmo ele ali representando ser inimigo  não pode deixar de ajudar,foi logo passeando pelo corpo dele,chegando até sua face onde com o rabinho bateu ...bateu mais ..." Ué que será que deu nele?" se perguntava...quando viu que o gaúcho sofria uma mutação...desceu correndo esconder-se...de repente o gaúcho pula do barco no rio,a minhoca e suas colegas ficaram assustadas com o que viram,o gaúcho aquele homem lindo virou  metade peixe...como pode isso acontecer?

         No rio agora uma espécie de peixe muito rara meio homem meio peixe, um Sereio no rio?!viji maria...


      A bethuxa se deu conta do sumiço do marido saiu a sua procura  com o barco...
chamava -o ..." Girduuuuuuuuu....Girduuuuu,giiiiiiiiiirduuuuu,oni qui tu tás ome?
             e nada dele reponder,sua mente já pensava mil coisas...e gritava...
                          " pare di ti isconder deu ome qui vou é ti prega a maum na oreia  ...responde tchê.
    Ela já estava pensando o pior"será que foi comido por um pexi gigante?

   ...*será que caistes do barco e afogastes? ou um daqueles mosntros marinho o pegou?
 bhá tchê,quando esse ome dorme sai de baxu viu ,ronca feito um porco e num acorda .
   ...Vô é ancora o barco e precurar a  pé ......e aiii dele ce incontrá-lo di namorico cum uma cereia ...oje do uma çova neste gauxu.

      A Bethuxa,andou para todos os lados e nada ...daí teve a idéia de esperar no barco dele,afinal suas coisas estavam todas lá ele teria que voltar pegar ...entrou,sentou-se ...ali ficou alguns minutos quieta olhando para a águatentando adivinhar o que acontera,ele nunca a deixaria...sozinha.

 M>  ....  Com licença senhora,posso ajudar?
 B> Quem es? ... pergunta Bethuxa.
  M >  Sou uma minhoca
    B> Isto eu vejo mas ,tu falas ? 
    M> Sim...
  B>      Bhá  !!!!  devo estar tendo um pesadêlo acordada,primeiro meu marido me abandona e agora uma minhoca falante...o que está acontecendo aqui?
           ...A minhoca responde;
    M>  Seu marido era um gaúcho bonitão,alto,forte,roncador? 

   B>   Sim,....Bethuxa responde.
  M> Era pescador?

   B>   Sim,sim...

   M>   Ele usava minhocas graúdas  para pescar peixes grandes?

  B>    Sim,uma vez inclusive pescou um tão grande mas tão grande que tivemos que chamar um caminhão para levar  a cidade.
     
    M>  Annnnnnnnnn! sei sei...

     B> Você o conheceu?

    M>    Sim,claro por que acha que estou aqui nessa latinha?
  Foi ele que me trouxe ...nem se quer perguntou se eu queria vir,me catou lá da minha terra úmida ,me enfiou na latinha suja e me trouxe...
lá em casa devem estar todos preocupados comigo,assim como você está com ele.
   É duro né a gente ficar longe de quem amamos...

Nisso a Bethuxa pôs se a chorar...a minhoca comovida...chorou  junto mas lembrou que tinha algo lindo para  dar a ela...quem sabe  se alegraria...
ofereceu  uma florzinhaNão chora ela dizia.
 
         Bethuxa,olhou e sorriu ao ver a flor,chegando mais perto da minhoca perguntou :...."Por que tu quer me oferecer a flor quando meu marido  a  trouxe para virar isca?"
         Ué nada ver né você é você,ele  é ele,eu sei diferenciar... penso que não iria concordar com essa malvadeza com as minhocas que cuidam  de seu jardim...
       ...  Daí já não se sabia mais por que a Bethuxa chorava, se era pelo marido ou por compartilhar dessa atitude,...rs

          A minhoca então falou :..." ó xiu?
ó eu sei onde está o gauxu bonitão.

         B>   Tu sabeeeees???
 e por que não falastes logo tcê?  onde ,onde está meu marido?

         M>    ó só conto se você prometer que não vai chorar?

       B>     está bem.
       ... disse ela.

          M>  Então tá senta pra não caír...Ele agora é um sereio.

     B>     OOOOOOOOOO queeeeeeeeeeeeeeeeee???????  Sereio? 
 
        M> Cim ,eu vi cos meus próprius zólius qui um pexi num há di cumer que ele virou  cereio...
mai ó nem pregunte me amorde que isso qui num cei tamém viu...
     vai ver eli canço di ce só ome né queria da umas bicadinhas nas pexinhas kkkkkkkkkkk

    B>     Paraaaaa , minhoca atrevida e  chata...
    M>     Eu? puxa vida só querendo ajudar né...
    B>       E onde tu vistes pela última vez?
     M>   Foi aqui mermo,ele roncava dimai e derepente ...puft ! ...pulo na água...mai eu vi ,eu vi qui eli fico metadi pexi e metade ome...ó palavra de minhoca.

          B>       Tu deves estar delirando minhoca ,acho que ficou muito tempo fora da terra...
       M>    Não senhora eu vi tô falando sério menina.
     B>    Não pode ser ...um sereio??
  não...isso é biçurdo...ele foi comido por um peixe gigante  e você não quer me contar...

       M>       Não foi...responde a minhoca.
    B>    Por um tubarão ?

   M>      Nãoaoaooo!!!!!  
 .... já se irritando a minhoca.

       M>    AAAAAAiiiiiiiiiiiii, mai que gauxa teimosa,ce tô falando que ele viro pexi é amorde que viro sacu...se liga ...
   
     B>      Mas como foi ? por que?  é a primeira vez que viemos aqui neste lugar...e acontece uma coisa desta?!
     M>  Pois é ...........
...disse a minhoca?

      M>   ó senta aí,vou ler uma coisa para você
      B>       tu sabes ler?
      M>     ai, santu Cristo viu,eu sou uma minhoca né e não um burro ,ôôô dardeeee viçe...
claro qui cer ler  e iscrevei inda viu...


     B>        Bhááá ! !!  Só posso estar em outro mundo...não és real ...

       M>    Baum di fato num é mermo viu amorde que já cruzei co seu marido lá num lugar di poetas e eli nem ce deu conta qui uma minhoca pudia cer tamém letradinha.
     B>    Onde?
      M>        Ué lá no Recanto ,eu iscrevo e adoro ler os poetas por lá...é fico lá  açocegadinha despois di trata as terras...lenu livros e mai livros e vem eçe gauxu mardito mi pigar pa pescar...sai fora né , é o fim do mundo viu...

    B>      Me desculpa minhoca...prometo a ti que meu marido nunca mais pescará com minhocas...
     M>   e vai pescar com que?
      B>   não sei arrumaremos outras iscas.

    M>        Então iscuiti vamu ler aqui e saber acumu é qui nóis vamus axá-lo...an an dexa vê,dexa vê...aquiiiiiiii...pronto...
       óia Menina,qui dizi,coanu um ome vira mitade pexi e metadi ome é amorde que foi mordido pelo pexi mutanti.

         B>    Bháááá   !!!!
...Bethuxa exclama. 
     B>        foi isso...ele foi mordido por um peixe.
        M>            Foi?
     B>         Simmmmm.
          M> Onde eli o mordeu?
      B>          No ...sabe...lá...é...
         M>            Onde? desenbuxa menina...fala logu.
      B>               No xodó deli...
            M>        Annnnnnnnnnnnnnn,tendiiiiiiiiiikkkkkkkkkkkkk
....e a minhoca ri...
daí percebe o olhar fulminante da Mulher e para.
               M>  Descurpa ,é qui imaginando a cena só rindo né...
            B>    Também ri quando vi minhoca ,mas agora estou muito preocupada.

             M>           An ,an ..vamos saber então o que desencantará o gauxu.
       Aqui diz que devemos precurá-lo e coano axarmus ele deverá cer bejado por uma mulher que ele ame verdaderamenti.
          Iiiixxxxiiii!!!!!! se lasco bunitu agora o gauxu...danouce di veis.

      B>   Bhá tchê!!!  isso é fácil,é só eu beijá-lo

       M>  é aí qui tá piganu...ai ai é melior eli fica meio a meio mermo ...

      B>    Tu não entendestes minhoca,eu sou o amor da vida dele ,beijando-o ele voltará ao normal.

       M> Sei...sei....mai vai que? ...que?
dexa pra lá num ci meti minhoca  xireta...

       B>  Bhá!!  tu duvidas do amor do meu marido por mim minhoca?

       M>  Euuuuuuu???
  eu? craro qui naum  menina ,bilolo? ...ó , é qui na vida nóisi temus de tar preparada pa tudo viu...queru vê berreru mai seu naum...rs

   
      terá que correr eçe risco minina du contráriu pirdido eli já tá né ..

      B>      È vero... diz ela...é vero.
 
      M>       Vamos ,mauns  a obra,chama  ceus zamigos  e peça que auciliem  nas  buscas pelo rio...

     ......... Assim foram cada um para um lado e muitos amigos ajudaram...A minhboca era muito amiga dos peixes pequeninos,bricalhões como ela...desceu pedir ajuda, explicou a situação e participaram das buscas...o peixinho seu amigo também buscou nos livros áquaticos conhecimentos sobre o acontecido...

Perguntaram a todos pescadores que por lá se encontravam, mas ninguém o viu.

             Amigos a pé pelas pedras andaram,outros de barcos...buscaram de ponta a ponta...

                      Bethuxa,não perdia suas esperanças,nadava pelo rio a procura....entregue ao cansaço ...desmaiou...a minhoca de binóculos a viu estendida...convocou todas as minhocas para carregá-la...
 
...Deixaram-na descansar .

         Uma chuva forte caía, ali imóvel nem parecia sentir a chuva sobre seu corpo...tão tristonha,suas lágrimas misturam-se a água.
    
              As horas passaram ela adormeceu soluçando ,,,
em seus sonhos vinha toda alegria na companhia do seu amor.

              Lindas fadinhas voaram sobre ela
guardando seu sono.

        Ao acordar,sentia-se melhor...olhou para os lados...e se perguntou; Quem soprava ao meu ouvido?
Minhoca és tu ?  onde foram todos?
     Saiu em direção ao rio...não via pessoa alguma...foi caminhando...

a angustia voltara em seu peito...
mais adiante  parou para tomar água
Uma luz brilhante em suas mãos refletia na água o caminho a seguir...
    Assim ela fez,caminhou ...caminhou...seus pés estavam doendo,era preciso sentar um poucoela ouve uma voz chamá-la...Bethuxaaa!
  Bethuuuxa,onde está você gauxa ??
             Ela responde rapidamente...estou aqui minhoca...finalmente re encontraram-se...
    B> Por onde esteve minhoca?
     M> Enquanto você dormia ,estivemos a procura do seu marido Girdo.
    B> E  aí?
   M> Vamos ,venha  temos que ir pelo bosque encantado
   B> Mas por que ?
é mais perto por aqui ,por que temos que dar toda esta volta ?

M> Para você poder entrar  no rio...
B> Eu já entrei ,nada acontecestes comigo...
M> Daquele ouuuutro lado do rio você quer dizer e não desse né...

B> E qual problema aqui?
     M> Simples minha amiga,aqui é onde vive o peixe mutante..e só pode ser aqui que seu marido se encontra...aqui no livro diz ,ao passar pelo bosque é possível adquirir imunidade contra o peixie mutante ,certo.
 B> bhá tchê...
  M>  e aí encaras amiga ,se quiser ver seu gauxu bonitaum di novo é pegar ou largar...viçe.
B>  Sim,vamos...

  Lá foram as duas,sem medo e confiantes bosque adentro...era mesmo encantado o bosque,se fazia noite em pleno dia podia-se ver estrelas brilhando mais que no céu...

                
      Chuvas forte,o vento cantava huuuuuuuuu.....
galhos das árvores rangiam ,parecia querer cair sobre elas...

Bethuxa dizia : Minhoca estou com medo  que fiquemos perdidas aqui...o bosque não tem saída...tchê !
...A minhoca confiante respondia:
...fica fria gauxa,encontraremos uma luz...

sim encontraram uma luz piscando  ...brilhante...
refletia num rio escuro...

A lua linda de todas as noites
parecia  tão sinistra no cenário tenebroso do bosque,já não sabiam mais se era realmente noite  ou dia ...a cada passo o clima mudava ...

mais adiante um céu azul se abrira,um pássaro lindo voava sobre suas cabeças... 


Bethuxa então sentou para sentir aquela paz...transmitada por elesorria...fitava-o com seus olhos cheio de amor...por alguns minutos pode esquecer todo sofrimento...vinha em sua mente o lugar mais lindo de sua vida,

onde vivia feliz com seu marido,netos ...sua casinha a beira do lago sul,ali vivem a muitos anos ,contríram seu amor com a benção de Jesus.

  Não seria agora que ela o perderia para as águas,não seria agora e nem nunca que ele a deixaria muito menos para viver como um sereio...
  Assim ela desperta para a realidade a que se encontrara ali no bosque...entrega o caminho nas mãos do Senhor e prossegue junto a sua amiga minhoca...
Falta pouco minhoca eu sei falta pouco para eu rever o meu marido  novamente...
 As fadinhas  muito sapecas retornam enchendo de luz o caminho...
conduzem a Bethuxa e minhoca até a fada mãe,que vive no meio do lado rosa...encantadas ouvem o que tem a dizer aquela bela fada...
silenciosamente desenha nas águas o ponto exato onde a gauxa tem que mergulhar e rever seu amado...ela imuniza Bethuxa com sua mágica e diz:
  Vá doce menina, mergulhe confiante em buca do seu homem...beije-o ...se você é o amor verdadeiro da vida desse sereio levará seu homem de volta a seu lar.

  A minhoca ficou toda arrepiada ,rs
 Bethuxa,agradeceu  saindo feliz...rumo ao rio.

          Finalmente o rio...Deixou-se banhar naquelas gotas de chuva ,cobria seu corpo de bançãos...
   ajoelhou,fez uma oração...pediu proteção ao pai ...

LUZ se fez Bethuxa confiante outra vez...despediu-se da amiga minhoca por momento...pois ela em terra ficaria...isso era entre o gauxu e a Bethuxa...
sem perceber seu corpo mergulhava nas profundezas do rio...
  Um peixe diferente veio ver ,muito curioso quem estava em suas águas a mergulhar...era o peixe borboleta...encontrou Bethuxa...ela olhava-o encantada...
    B>Que peixe lindo és.
         És peixe de asas/
Sim ...ele reponde a ela,fui traído por minha amada nunca vindo a me procurar condenado assim estou peixe borboleta para sempre serei...
   B>Bhá !! tchê,mas como podes tua amada ?
   Nem todos tem a sorte do gauxu  bonitaum de ter uma mulher linda e apaixonada assim por ele....é a vida gauxa...rs
    B> Como sabes de mim?
  Todos aqui sabemos doce criatura,os peixes não nadam apenas...eles ouvem,falam,sentem assim como os humanos.
   Venha levarei você onde seu sereio está...depois é por sua conta e risco como diria o Silvio Santos tá...

B> Obrigaduuuuuu  !!  GURIO.

      
    Ali pode ver muitos sereios...aquele é  um ex jogador de basquete...

está aqui faz uns cinco meses...
   B>  Bhááá...

aquele era um pintor famoso...deve estar fazendo já um ano aqui...
   B>  BHÁ,TCHÊ...isso significa que se meu beijo não for o beijo da mulher que o meu marido ama ele também aqui permanecerá?
   Acertou na mosca queria ,é isso aí...
  ali está o seu sereio querida...boa sorte...
    B>  BHÁ,estou com medo,e se a meu beijo ele não responder?
     Direi,sinto muito a você,nada mais posso fazer para ajudá-la...entendes?
B>  obrigaduuuu mais uma vez...
    Legal to indo nessa e cruza os dedos  falo.

    ela ficou observando-o,esperando que ele tivesse alguma reação...
Bethuxa triste cantou sua canção preferida...
 O sereio que longe dela nadava,aproximou-se...sorriu ...
Ela encheu o peito e continuou a cantarolar...
   Trocaram olhares,quanto mais ela cantava mais dela ele se aproximava,fazendo com a calda carícias nela...mexeu em seus cabelos...colocou-se perto de sua boca...frente a frente...

 Ela,não perdeu tempo, tratou logo de agarrá-lo e tacou -lhe seu beijo...
O rio coloriu-se todo,a água ficou feito neom piscando...Não tinha fim aquele beijo...foram transportados para  as margens do rio...felizes por estarem juntos novamente dividindo o amor verdadeiro que  sentiam um pelo outro.

   A minhoca veio correndo,gritando...Bethuxa você conseguiu gauxaaa. Vivaaaaaaaa!
    Girdo,se espanta ao olhar no chão e ver aquela minhoca falando com a  sua mulher...
  Meu amado não te assustes,és amiga,se não fostes pela boa alma dela nunca teria te encontrado...tchê.
Mas uma minhoca? tinha que ser uma minhoca?
Bhá...tu mais que ningém sabes que Deus escreve certo por linhas tortas,acho que Ele tinha algo a nos ensinar não é ?!
É vero amada  mulher,entendi  o recado...não mais pegarei as minhocas como iscas...deixarei de  hoje em diante elas viverem em paz.
Também não sei ao certo se continuarei a pescaro que mais senti em mais essa passagem na minha vida ,além de ficar longe de ti mulher foi ter sido fisgado como peixe e espetado como uma minhoca pela boca,a dor é insuportável ,eles merecem todo nosso respeito.são vidas da forma deles mas são vidas.

   Leeeegal, a minhoca festejando agradece o casal de pombitos apaixonados...
Eu sabia viu sabia que não era em vão a nossa amizade, vocês são especiais...
TENQUIU VERI MAXI VIÇE.

  Assim todos voltam felizes para casa...
...a Minhoca vai  toda toda ...pela terra fuçando...mas...da uma paradinha e pergunta ao Girdo...Menino se você não usará mais minhocas como iscas,irá pescar com ue iscas agora?
   Gildo reponde:
  Bhá tchê...com camarões...só camarões né Bethuxa?
  Sim querido ...rsrsrs...  A minhoca  não muito satisfeita com a resposta  diz:
Bom eu salvei a minha pele e a das outras agora o camarão que faça a parte dele né.... rindo seguem contentes e amigos o caminho de volta ao lar..


   Ao chegarem no vilarejo no sul foram recebidos com festas e o Girdo teve um monumento erguido em sua homenagem...
      
e se fez a Lenda do homem que virou peixe no Sul sendo   felizes para sempre.


     
Minhocavovo
Enviado por Minhocavovo em 17/07/2009
Reeditado em 09/07/2012
Código do texto: T1704315
Classificação de conteúdo: seguro