MARCO HISTÓRICO.

     Um afro-americano de nome muçulmano, Barack Hussein Obama, Senador por Illinois e graduado com honras em Ciências Políticas pela Universidade Columbia e Direito pela Universidade de Havard, onde obteve o título de Doutor, é levado pelos conterrâneos, à condição maior de representatividade. O que há de importante nisto?

     Os que conhecem a história americana de segregacionismo vigente há algumas décadas têm a devida noção da magnitude. Passei 2 anos de minha vida entre os americanos, conheço desta época, a dificuldade de muitos em aceitar tal situação, ao mesmo tempo em que percebo ter havido uma mudança colossal naquela cultura. O simbolismo deste acontecimento de hoje, vai ao encontro das palavras de ontem, proferidas por outro grande afro-americano, Martin Luther King:

     Não somos o que deveríamos ser,
     Não somos o que desejamos ser,
     Não somos o que iríamos ser,
     Mas graças a Deus,
     Não somos o que éramos.

     Há 45 anos, mais precisamente em 28 de março de 1963, esse ativista americano, dirigiu-se a uma multidão de 250 mil pessoas para dizer:

I have a dream...

     Este sonho se realiza com Obama, consolidando o significado da palavra ao centro de Liberdade e Fraternidade... Igualdade.

 
JLeal
Enviado por JLeal em 16/07/2009
Reeditado em 21/12/2011
Código do texto: T1701969
Classificação de conteúdo: seguro