O vinho



Tetita
Membro Vitalício
*****
Mensagens: 1.228


Ver Perfil Mensagem pessoal (Online)
« Resposta #1 em: Hoje às 04:47 »
Responder com citaçãoCitar Modificar mensagemModificar

       Mais do que uma simples bebida alcoólica milenar, muito além de um simples produto mercadológico, o vinho é também sinônimo de ritual, de lazer, de boa companhia, de mistério a ser desvendado, de obra de arte, de dom divino e tantas outras concepções que podem derivar da relação íntima e única que cada apreciador existente ao redor do planeta é capaz de elaborar.
    ( Jornal O FARROUPILHA (RS),  04/06/2.009)






Néctar divinizado

Oivoç/vinius/vinho
A Grécia o viu nascer
Apadrinhado por Dionísio
Gloria de Baco
Transformado em néctar de deuses
Em regalo e perdição do homem
Tem a sua origem do fruto da vinha.
Divulgada por muitos países do mundo
A transformação da uva em vinho faz-se
por processos de fermentação
São várias as castas e variadíssimas os carácteres do fruto
que dão origm à opulência dos vários vinhos
Evidencias arqueológicas
 Situam  vinhedos no Egipto 300 mil anos A C
E na China no 1º milénio A.C
O Irão o inclui nas suas cerimónias
mas da religião o demite
Homero e Esopo o cantam
nos seus escritos
Cleópatra conquista Marco António
com uma taça do divino néctar
misturando-lhe uma valiosa pérola
Cristãos e judeus o incluem
na eucaristia e no Kudush
Longa e remota é a sua história
Os romanos o divinizam e divulgam
através das suas ocupações
ao longo da Europa Ásia e África.
Portugal é um pais de tradições vinícolas
É excelente o seu vinho um dos melhores do mundo
E um produto que enriquece a sua economia.
]




Poetando O bom néctar

Para te conquistar
O néctar dos deuses fui procurar
E nesta verdade
símbolo da felicidade e do prazer
Alegrei os teus sentidos
Com o seu mágico poder
Vesti-me dos véus diáfanos da emoção
Em deusa me tornei para avassalar o teu coração.
O desejo fez-se na união
teu corpo e o meu em comunhão
Ousados e loucos
Uma taça de vinho
Fez o alvoroço
Para uma noite de amor
Ensandecidos pelo ardor
Depois da entrega da alma
cantamos e franqueámos a evidência do ser.
De tta
09
06~05



Curiosidades
 
 
Dionísio
1 - As melhores vinhas, plantações de uva, para a produção de vinhos de qualidade crescem quase exclusivamente nas latitudes entre os 30º e 40ºN e entre os 30/40º Sul. As vinhas mais a Sul pertencem à Nova Zelândia, perto do paralelo 45. Isso porque nessas regiões as condições climáticas oferecem a quantidade perfeita de sol e chuva permitindo um bom amadurecimento da uva com os teores ideais de água e açúcar. Esse equilibrio somado à qualidade da vinha e do solo (terroir) é que torna o vinho melhor que em outros lugares do mundo.
2 - Na mitologia grega, Dionísio é conhecido como o deus do vinho, filho de Zeus e da princesa Semele, é o unico deus filho de uma mortal. Zeus, depois de conceder um pedido irracional a Sêmele, o qual levou-a à morte, entrega Dionísio às ninfas, que cuidam dele durante a infância. Ao se tornar homem, Dionísio se apaixona pela cultura da uva e descobre a arte de extrair o suco da fruta. Porém a inveja de Hera leva Dionísio a ficar louco, e vagar por várias partes da Terra. Quando passa por Frígia, a deusa Réia o cura e o instrui em seus ritos religiosos. Curado, ele atravessa a Ásia ensinando a cultura da uva. Quis introduzir seu culto na Grécia depois de voltar triunfalmente da sua expedição à Índia, mas encontrou oposição de alguns príncipes receosos do alvoroço causado por ele.
Por causa desta sua paixão pela cultura da uva, Dionísio após sua morte, passou a ser cultuado pelos gregos como sendo o deus do vinho!
3 - Os vinhos de péssima qualidade são designados por "zurrapa"
4 - Há uma lenda[51] interessante envolvendo os vinhos Chianti: Em meados do século XVII, as disputas políticas envolvendo as cidades de Siena e Firenze (Florença) quanto à extensão territorial de cada uma alcançaram também a denominação dos vinhos Chianti. A fim de resolver essa questão, foi proposta a realização de uma prova para a delimitação das fronteiras. A prova, uma corrida, envolveria um cavaleiro de cada cidade que deveria sair em direção à outra assim que o galo cantasse na alvorada. A fronteira seria o ponto onde eles se encontrassem. Acertado isso, o povo de Siena elegeu um galo bonito, jovem, bem nutrido para cantar na alvorada enquanto que o povo de Firenze escolheu um galo negro, magro e mal alimentado. É claro que o galo de Firenze acordou mais cedo, pois tinha fome, e cantou antes do galo de Siena fazendo com o que o cavaleiro de Firenze tivesse boa vantagem. Essa vantagem fez com que os cavaleiros se encontrassem já bem perto de Siena e, como consequencia, a cidade de Firenze conquistou um território maior que a vizinha. Dizem que essa disputa também levou para Firenze a exclusividade do nome Chianti que é representada nas garrafas por um galo negro.
5 - O uso do vinho é proibido sob as Leis Islâmicas. O Irã chegou a ter uma indústria vinícola que desapareceu depois da Revolução Islâmica de 1979. Tal sucedeu também com outros países de maioria islâmica, antigas colónias europeias (principalmente francesas), tais como a Argélia. Contudo, o outro país de maioria muçulmana, o Líbano[52], tem um florescente industria vinícola.
6 - O vinho "estragado" é aquele que sofreu oxidação devido ao seu contato com o ar ou que não foi bem armazenado. Com o passar do tempo a oxidação do vinho faz alterar a sua cor tendendo para o laranja ou âmbar, seja ele tinto ou branco.
[editar] Frases e citações sobre vinhos
"In vino, veritas" (No vinho, a verdade) (Platão)
"Nas vitórias, é merecido, mas nas derrotas é necessário" (Napoleão Bonaparte, sobre o Champanhe)
"Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram." (Cícero)
"O vinho é a prova constante de que Deus nos ama e nos deseja ver felizes." (Benjamin Franklin)
"O vinho revela os sentimentos." (Horácio)
"O vinho faz esquecer as maiores preocupações." (Sêneca)
"Com o vinho se alimentam as forças, o sangue e o calor dos homens." (Plínio, o velho)
"Quando o vinho entra, os segredos saem." (Textos Judaicos)
"O bom vinho é um camarada bondoso e de confiança, quando tomado com sabedoria." (William Shakespeare)
"O vinho e a música sempre foram para mim um magnífico saca-rolhas." (Anton Pavlovitch Tchékhov)
"Quando o vinho desce, solta-se a língua do homem." (Textos Judaicos)
"O vinho é o amigo do moderado e o inimigo do beberrão." (Avicena)
"O vinho consola os tristes, rejuvenesce os velhos, inspira os jovens, alivia os deprimidos do peso das suas preocupações." (Lord Byron)
"O vinho que se bebe com medida jamais foi causa de dano algum." (Miguel de Cervantes)
"O vinho foi dado ao homem para acalmar suas fadigas." (Eurípedes)
"O vinho é composto de humor líquido e luz." (Galileu Galilei)
"Vence as preocupações com o vinho." (Petrônio)
"O vinho é o sangue da terra." (Plínio
[/size][/font]

       nas noites de frio                               é quase noitinha
um bom vinho, um edredon                   o céu entorna no poente
       dois corpos no cio                              um copo de vinho
          Cristina Saba                              Humberto Del Maestro


     "Para não serdes os martirizados e escravos do tempo/ embriagai-vos sem tréguas/ de vinho, de poesia ou de virtudes/ como achardes melhor".

Baudelaire
Tetita ou Té
Enviado por Tetita ou Té em 05/06/2009
Reeditado em 08/06/2009
Código do texto: T1632799
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.