HOMENAGEM - MIRIAN GURGEL MAIA
MIRIAN GURGEL MAIA
(Em memória)
Neila Costa
Natal/RN,29/05/2009
Mirian Gurgel Maia, tia Mirian, personificava a alegria. Não porque escrevia e pesquisava sobre piadas, mas pelo seu encantamento pela vida, que foi o que a levou a percorrer esses maravilhosos caminhos.
Nos momentos difíceis, quando todos se abatiam e procuravam um canto para chorar, a tia sempre tinha uma palavra de incentivo e uma explicação para aqueles instantes.
Foi uma pessoa tão diferente! Viveu tão além do seu tempo, que muitas vezes não fora compreendida no seu jeito de encarar a vida.
O seu alto astral tinha tanta naturalidade e as suas piadas engraçadas, mas não de graça, dava-lhe o toque familiar e elegante, embora algumas delas fossem censuradas para bebes recém-nascidos e para os maiores de noventa anos. Desculpem-me os que se assustaram, porém tia Mirian, se aqui estivesse, não ia gostar de ver ninguém chorando.
Entretanto, sabemos que o mar nem sempre lhe foi cor de rosa, nem o céu sempre azul, pois a vida tem altos e baixos para todos nós e ela não deve ter sido a exceção dessa regra, embora quando questionada, respondia sempre com um sorriso nos lábios que tudo estava muito bem, obrigada!
Para os filhos ela foi um farol vigilante e para o seu esposo, com sua dedicação e amor, foi o porto seguro onde ele ancorou os seus anseios e aspirações, durante os breves anos que ela esteve entre nós. Sim! Porque para nós que a amamos, embora a vontade do nosso Criador, que temos que aceitar, ela passou aqui nesta vida, tão rápido quanto o vento forte, mas tão prazerosamente quanto à brisa que sopra do mar e que nos refresca.
Sentiremos saudades, muitas saudades! E muita falta da sua presença física, embora ela esteja aqui no nosso sentimento, na nossa alma e na nossa recordação, e de vez em quando os nossos olhos se inundarão de lágrimas e noutras vezes o coração há de chorar também, no entanto, a alegria repito, que sempre fora a razão da sua vida e até mesmo do seu trabalho, suplantará a dor da sua ausência e, mesmo que eu seja bem comum e redundante, afirmo que uma estrela não morre e como já disse um poeta, elas continuam no firmamento como se ali ainda estivessem. E tia Mirian estará guardada em nós, como a estrela que nunca morre...
Por onde andou ela levou o riso e com certeza teve, mereceu e merece o aplauso da gente.
********
Mirian Gurgel Maia era formada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba e autora de pesquisas sobre o conto popular paraibano que desenvolveu quando integrava o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (Nuppo) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela também colaborou com textos para Escolinha do Professor Raimundo, programa de humor da Rede Globo.
A pesquisadora desenvolveu ainda o projeto Aula-Show que aponta a importância do incentivo de estudos científicos sobre a piada como narrativa. “Neste projeto tento mostrar que a piada merece estar no patamar de outras narrativas e deve ser estudada como teses de mestrado. Piadas são documentos, críticas e rejeição de valores”, destacou.
Ela também é autora de outros livros como: De boca em boca, Boca no trombone, Sacranagem, Fogo no rabo e outros.
Entrevistei Mirian Maia em 1995, por uma TV do Recife. Hoje, falando em humoristas, lembrei dela e coloquei o nome num buscador da internet. Descobri que havia morrido em maio...Escrevo, então, para que saibam que uma repórter, que só a encontrou uma única vez, não a esqueceu. E lamenta muitíssimo que sua permanência por aqui tenha sido tão breve. Seu texto sobre ela é tocante. Um abraço, Gisela
Enviado por Gisela (não autenticado*) em 29/10/2009 17:32
para o texto: HOMENAGEM - MIRIAN GURGEL MAIA (T1620369)