MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA, AMOR E AMIZADE
Em 1959, nos cinemas de todo país; Judah Ben-Hur (Charlton Heston), aprisionava os olhares dos casais de namorados no filme que apresentava a sua vida trágica, como um dos maiores épicos bíblicos já feitos em Hollywood. Já, neste mesmo ano o arquiteto Oscar Niemeyer e Lucio Costa executavam toda a obra de Brasília, reelaborando uma nova visão na arquitetura mundial, e, a nossa casa já estava quase montada a nossa espera e dos filhos que iríamos ter.
E o nosso namoro acontecia ao som de "Thats All Right" na voz rouca e repleta de paixão de Elvis Presley. Nos momentos em que a distância ficava entre nós, João Gilberto, nos unia com a sua bossa nova, no violão, cantando; Chega de Saudade.
Enquanto, Che Guevara e Fidel Castro se armavam na revolução cubana, sentado no banco do jardim da praça, Guilherme de Almeida declamava ao nosso ouvido atento e apaixonado:
Essa que eu hei de amar perdidamente um dia
será tão loura, e clara, e vagarosa, e bela,
que eu pensarei que é o sol que vem, pela janela,
trazer luz e calor a essa alma escura e fria.
E quando ela passar, tudo o que eu não sentia
da vida há de acordar no coração, que vela…
E ela irá como o sol, e eu irei atrás dela
como sombra feliz… — Tudo isso eu me dizia, (...)
E, assim, o nosso noivado ia fazendo história. Nos seus braços ouvi preocupada o Heron Domingues, locutor do Repórter Esso, informar sobre o início da Guerra doVietnã. Você, meu querido me acalmou com o seu olhar apaixonado.
Após 50 anos, percebemos que a história da humanidade incorporou a nossa. Isto tudo, por nós relatado, aconteceu em apenas um ano. No altar, o padre nos declara marido e mulher. E olhando para o nosso lado pede:
_Waldemar Stella pode beijar a Thereza.
Caríssimos Noivos: Desta data, se passaram cinqüenta anos, aqui novamente diante do altar, estão, vocês alegres e certos de ter realizado uma obra de amor; para comemorar cinqüenta anos de união. Diante dos seus filhos: Elizabete, Joana, Edson, Waldemar, Edilene, Sérgio, João e César, netos e de toda a família, para agradecer toda uma vida juntos permitindo desta maneira, que a história também fosse feita por nós!
Afinal, quantos casais podem ficar juntos mesmo nas maiores dificuldades ou nas maiores alegrias por cinqüenta anos?
Certa vez, ouvi alguém falar em uma cerimônia semelhante a esta e nunca mais esqueci: “Gasta-se apenas alguns minutos para realizar um casamento, mas espera-se meio século para realizar um casamento de ouro”!
Amar e viver com seu parceiro exige determinação e prática diária de tolerância, amor e perdão. Exige a entrega de si mesmo ao bem-estar do outro, esperando ser correspondido em seu amor. Bem, agora vocês estão prontinhos para começar outros cinqüenta anos, e, eu sua filha, quero estar aqui para poder de novo desejar à vocês a maior felicidade do mundo!
PARA TODOS OS CASAIS QUE SUPERARAM A ROTINA, OS DESENTENDIMENTOS, OS PROBLEMAS E COMPLETAM CINQÜENTA ANOS DE UNIÃO.