Foto:em minha mostra de desenhos e poemas Graal Feminino Plural, na Galeria da Árvore, do MUNAP(Museu nacional da Poesia-Belo Horizonte, MG-Brasil-Parque Municipal Américo Renê Gianetti), que no mês de maio, homenageou i Dia da mulher, estou perto do banner com o desenho que fiz do rosto de minha mãe, depois de sua partida- e a quem homenageio pelo Dia das Mães(12/05, neste ano).
nesta data , acontecerá outro dos encontros do MUNAP:o Sementes de Poesia, na Praça dos Fundadores, das 10 ao meio dia- no mesmo Parque.
A Diretora do MUNAP, Regina Mello, tem sempre muito prazer em receber poetas e amantes da poesia, de crianças a adolescentes, de adultos jovens a pessoas na terceira idade


O Dia do Artista Plástico é 08 de Maio


O Dia do Artista Plástico é 08 de Maio

Compartilho: Comentário postado hoje em http://clevanepessoa.net/blogspot.com "Olá Clevane! Achei linda tua poesia, em homenagem ao dia do artista. Tomei a liberdade de repassar a todos os artistas de minha associação, AGAPA, Associação Gaúcha de Pintura Artística e coloquei teu nome como autor. Obrigada e sucesso sempre!!! Beatriz" bomeagher@terra.com.br O Dia do Artista Plástico é 08 de Maio.O texto acima foi postado em 2007. O link é http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=479428 Também está na Varanda das Estrelícias do amigo português Joaquim Evónio (formatação abaixo)--> O Poema em questão é:http://www.joaquimevonio.com/espaco/clevane_pessoa/clevanepessoa.htm

Formas se formam no espaço da mente.
Semente a semente,
túmidas, descem do imaginário.
Brotam surpresas e reinvenções
do mundo,tão antigo
desde que aqui chegaram.

De vez em quando, abrem invisíveis asas,
para proteger a idéia
do sol ofuscante
de sua criatividade.

De vez em quando, sussurram
e comandam essas mesmas asas
os levem para longe, para o alto,
em busca de silêncio absoluto.

Recolhidos hibernam,
em suas próprias casas mentais,
passam por muitos partos
e renovação.

Depois, sacodem as penas de plumas
e retornam, grávidos
de intenções.

E então, criam ,
nova/mente.

Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOS PROCESSOS CRIATIVOS
(AOS ARTISTAS PLÁSTICOS em 08/05/2007)





Ofereço a todos amigos artistas plásticos, aos membros do Coro Coletivo e, em especial a meu mano Nildo Pessoa, a meu filho Allez Pessoa,e aos que estão mais perto de mim, nas ações do dia-a-dia e pela Internet e ainda aos que admiro, mesmo sem conhecer pessoalmente: Regina Mello, Deia Leal, Graça Campos, Iara Abreu,Neuza Ladeira, Luiz Carlos Rufo,João Werner,Uhracy Faustino,Franck Araújo,Esthergilda Menicucci, Maria Queiroz,Adão Rodrigues,Conceição Rodrigues,Claudius Ceccon,Flavia Vivacqua,Teresinka Pereira (e membros da IWA, que preside),Antonio Gualda,Bruno Grossi,Diane Mazzoni,Camaleão,Angela Togeiro,Rosane Dias,Mestre Thibau, Marco Llobus,Mafalda Novello Goes,Maria Fortuna,Helenice Reis,Severino Iabá,Luciana Giraldo,Maria Terezinha de Lima,Don Leal,Tania Diniz, - em qualquer ordem e todos que admiro, mas que, neste início de madrugada, faltam-me os nomes.Há quem seja Poeta, Escritor e Artista, mas apenas um lado aparece...Se for seu caso, apresente-se! Também aos renomados, entre os quais destaco hoje as mulheres artistas plásticas:Frida Khalo, Camille Claudel, Condessa de Prados,Elke Hering Bell que , com sua arte,marcaram minha adolescência, em especial pela coragem de inovação , em seu ato criativo e na vida pessoal.

Ofereço a Clério, o Pimpinela,Presidente da Sociedade de Belas artes Antonio Parreiras, em Juiz de Fora, MG,onde , levada por meu saudosos pai,bem nova,  aprendi desenho - a smnbra e luz são, ainda hoje, temas recorrentes em meus versos, tanto me impressionaram e ainda exercem fascínio.
 
E ainda às crianças-artistas Victoria Falavigna, Luiza Campos, Alan(sobrinho de Deia Leal).

Um grande abraço: Clevane Pessoa de Araújo LopesDiretora Regional do InBrasciVice-Presidente do IMEL(Instituto Imersão Latina)