UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Um dia, já tem uns dez anos, visitei um homem sábio. Recebeu-me com generosa cortesia e, numa conversa que foi longa, contou e mostrou-me muita coisa sobre sua vida. Fiquei encantado com a sala onde guardava lembranças dos países que visitara. Dissertou sobre suas poesias, falou dos livros que escrevera e, principalmente, frisou a importância da educação, para transformar crianças em verdadeiros e felizes cidadãos.

Tomamos chá com bolachas enquanto a conversa prosseguia gostosa, fazendo-me sentir diante de um pai bondoso, que amorosamente procura repassar seus conhecimentos e experiência de vida. Em dado momento, o tema ecologia entrou em pauta. Então, incentivei-o a falar sobre o assunto, porque conhecia sua vasta experiência. Seus olhos brilharam e disse, com orgulho incontido, o quanto gostava do contato com as crianças, em suas palestras escolares.

Ressaltou a importância do respeito que o ser humano deve ter pela natureza. Frisou que quando uma criança planta uma árvore, nunca esquece. E que esse ato ajuda a formar um caráter amoroso. Por isso, se um dia, ela deixa sua terra natal, onde quer que vá, será sempre uma pessoa querida. Além disso, jamais esquecerá suas origens . Falou também, sobre o quanto amava o Brasil e, especialmente, Carlópolis, a Sentinela do Paraná!

Contou que quando fundou a Colônia Japonesa, em 1949, escolheu o nome Teolândia, porque significa “Terra de Deus”. Finalmente, quando elogiei sua bela casa, e o lugar maravilhoso em que se localizava, confessou que quando a represa chegou, com paciência, pesquisou, até encontrar o lugar do por do sol mais belo que já viu, e ali construiu sua morada.

São dezenove horas e quarenta e quatro minutos, do dia 05 de março de 2009. Lembrando-me daquele dia, sinto-me honrado em dedicar um pouco do meu tempo para fazer este pequeno registro, em homenagem a Sunao Ito, o Sábio que com seus 96 anos, muito bem vividos, hoje nos deixou.

Imigrante, Poeta, Escritor, Cidadão Honorário do Paraná, de Carlópolis e do Rotary Club, Ecologista e, acima de tudo, um exemplo a ser seguido.

Obrigado, Sunao Ito, por ter nos ensinado a amar natureza e o por do sol!

Lázaro Alves

05/03/2009