Um show de talento

À Leni, pela sua força de vontade, pela sua dedicação e visão crítica, meus parabéns!

Obs: Alguns Meios de comunicação regional não se interessaram para publicar este trabalho por ir contra aos interesses de políticos locais.

Leni, na época cursando o 3º Ano do Ensino Médio no E.E. F.M. Coronel Alfredo Silvano, de Reriutaba, foi a escolhida para representar Reriutaba, com o artigo "Falta de segurança nas estradas", por meio de concurso "Escrevendo o futuro", da Olimpíada de Língua Portuguesa, em 2008, organizada pelo MEC, e é a única representante de Reriutaba. Este concurso abrange todo o território nacional. Ela agora está aguardando o resultado final.)

FALTA DE SEGURANÇA NAS ESTRADAS

Por Maria Leni Ferreira

Quando se fala de falta de segurança nas estradas, pensamos logo na onda de assaltos que está ocorrendo em nossa região.

Porém, desejo falar de uma falta de segurança que as autoridades "não conhecem", começando pelo número de transportes ilegais que trafegam normalmente em nosso município.

Mesmo com o Governo Estadual fiscalizando as estradas, há sempre um "jeitinho brasileiro" para burlar a lei. Existe também a falta de segurança para os usuários desses transportes, seja particular, que trafegam superlotados, seja público, que circulam fora das normas estabelecidas pelo MEC, pois eu posso falar com propriedade de quem precisa desse tipo de transporte.

Quando assisto a alguma denúncia de transporte escolar com péssimas condições de segurança, fico imaginando que, se a mídia conhecesse nossa realidade, daria uma reportagem forte e concreta, a começar pela falta de um transporte escolar digno. Desde quando caminhão é condução para estudante?

Mesmo sendo proibido por lei, passamos anos e anos nesse sofrimento, em cima de um caminhão, sem a menor estrutura de segurança, enfrentando chuva, poeira, buracos nas estradas, animais na pista...

E, infelizmente, essa não é só uma realidade do nosso município. Mas, fazer o quê?

Precisamos estudar e temos que nos sujeitar a essa falta de respeito, a qual fere a nossa cidadania e chega a colocar nossas vidas em risco.

Poeta do Riacho
Enviado por Poeta do Riacho em 14/03/2009
Reeditado em 14/03/2009
Código do texto: T1486490