DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A liberdade da mulher moderna é fruto das conquistas das mulheres do passado que em cada época lutaram para que tivéssemos nosso espaço ao lado dos homens em todos os segmentos, inclusive na política. Devemos à elas nossa participação na sociedade, nossa vida profissional, direito ao voto, a liberdade de escolhermos nossos namorados e maridos. Vivaaa!!!!!!!!
Superamos muitos preconceitos e dificuldades, embora ainda seja possível encontrar aquele que prefere que a mulher fique em casa a cuidar dos filhos e realizar tarefas domésticas apenas. Há mulheres que preferem esta situação, mas atualmente são poucas, não só pela própria escolha, mas pelas condições impostas pela situação financeira.
A mulher foi inserida em massa no mercado de trabalho quando a maior parte dos homens estavam lutando nas I (1914-1918) e II (1939-1945) Guerras Mundiais e as indústrias já não tinham mais funcionários para produzir o necessário. As mulheres desta época assumiram os postos de chefes de família, bem como suas funções nas organizações, iniciando-se um novo capítulo em toda história.
Com o fim da guerra, dentre os mortos, muitos mutilados e impossibilitados de assumir qualquer função, daí mais uma vez era o momento da mulher deixar sua família e continuar na indústria para prover o sustento de todos.
As leis trabalhistas não eram favoráveis às mulheres e as primeiras mudanças só ocorreram a partir do século XXI, com o desenvolvimento tecnológico. Ressalte-se que a Constituição de 32 estabelecia o seguinte: “sem distinção de sexo, a todo trabalho de igual valor correspondente salário igual; veda-se o trabalho feminino das 22 horas às 5 da manhã; é proibido o trabalho da mulher grávida durante o período de quatro semanas antes do parto e quatro semanas depois; é proibido despedir mulher grávida pelo simples fato da gravidez”.
Apesar disto, a exploração perdurou por longos anos, jornadas maiores e salários menores que dos homens.
O avanço feminino é uma grande vitória e um marco para a história. Os postos de trabalhos, antes destinados somente aos homens, têm sido ocupados pela maior parte das mulheres que demonstram muita competência e habilidades. Os desafios propostos pelo mercado de trabalho são muitos, mas as mulheres têm superado e demonstrado que pela sua força, convicção e amor tudo é possível de se realizar.
O detalhe mais interessante é que as mulheres já foram consideradas sexo frágil e incapazes de realizar certas tarefas, mas demonstraram que sua força e capacidade vão além da imaginação de muitos homens.
Para terminar não poderíamos deixar de mencionar EVA, figura bíblica que de acordo com Gênesis foi a segunda criatura divina a ocupar a Terra. Criada a partir da costela de Adão para ser sua companheira, bem como habitar e povoar a terra. Tiveram vários filhos e filhas, dentre os mais conhecidos estão Caim e Abel. EVA deriva do hebraico hav.váh, cujo significado é vivente.
Na história tivemos outras mulheres importantes também, mas não podemos nos esquecer das mulheres anônimas, que dão um pouco de si e protagonizam nossa história.
ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O Dia Internacional da Mulher é comemorado desde 1975, pelas Nações Unidas.
Diz a história que em 1857 as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 08 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
FONTE: http://www.portaldafamilia.org.br/datas/diadamulher/origem8demarco.shtml