AO "VESTiMULAMBO"

"Vestimulambo"

Esta definição imaginária foi criada, por causa das dificuldades que eu passei para ter a chance de entrar na Universidade e ainda não entrei. Acredito que existe milhares de pessoas na mesma situação. Quem sabe um dia esta palavra seja ainda acrescentada no dicionário, sendo defenida como, a difícil arte de estudar para o vestibular, por resumos,livros do sebos, apostilas emprestada e por aí vai....

Vestimulambo, não é um"molambo farrapado, fraco", muito pelo contrário ,é forte,veste descentemente, é um estudante pobre que vai prestar o exame,tem sonhos como a maioria de chegar à Universidade gratuita e ter uma formação.

Doa tudo de si, trabalha durante o dia, vai ao cursinho comunitário pré-vestibular sem jantar e nem sempre tem uns trocados para um lanche, sim porque tem despesas com a condução. Prepara-se para o “medonho dia D". muitas vezes não é isentado de uma taxa absurda que cobram impiedosamente e se isenta, só metade.Ou seja, 50%.

Vestimulambo é aquele vestibulando que "garimpa" nos Sebos, toma emprestado os livros das obras literárias que caem nas provas. Vai ás Bibliotecas públicas numa verdadeira peregrinação, para chegar lá e ouvir um "NÂO está emprestado" ou seja, os cursinhos pagos ficam nas proximidades das Bibliotecas e os vestibulandos que estudam próximos chegam primeiros.

Vestimulambo é aquele que renuncia aos passeios , feriados, fins-de semana de sol, mesmo morando na praia, ver toda beleza da natureza pela janela do ônibus, quando sai para trabalhar. Evidentemente que os financeiramentes de” posses”também fazem isso, mas sempre arruma uma brecha, vestimulambo não tem isso, estuda, estuda e estuda.

Quando chega o dia do resultado final, alguns desses conseguem passar, raro, mas passam, vibram alegremente pela vitória conquistada, contudo os que ficaram no caminho, desapontados, restam a teimosia, a ousadia de tentar novamente, seguem em frente. Começam novamente a maratona...Pois só quem é ousado ,perseverante, vence, rumo ao sonho de ser um letrado.

Aqui rendo a minha homenagem para os "vestimulambos" que passaram,vocês merecem acima de tudo estarem aprovados e que em breve, serão convocados.PARABÈNS.

Autora: Dora Duarte

Dora Duarte
Enviado por Dora Duarte em 04/02/2009
Reeditado em 04/02/2009
Código do texto: T1421398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.