A BELA DO CANTO DE MINAS
Rio Paranaíba nasce logo ali e sai cortando o estado de Minas Gerais, passa por vários lugares. Lugares bonitos, feio e lugares nunca tocado pelo homem, mais em suas proximidades existe um lugarzinho especial um pedacinho de chão encantado. Um lugar onde a vida passa devagar com calma, pessoas pacatas e amistosas.
E é deste lugar que vou tentar falar, um belo lugar, cercado de serras, tais como: a serra da mandioca, onde vivia os indígenas da tribo Bororos e a serra Negra imponente com seus belos babaçus, o lago da represa de embarcação os ipês, aroeiras, as grandes e velhas mangueiras, sucupiras, angicos, o bom e velho cedro e as velhas caraíbas, são espécies que ainda existem por lá.
Um lugar onde todos os cidadãos são amigos, um lugar onde as noites na pracinha as pessoas se encontram para conversar um pouco e para aproveitarem a simplicidade deste lugar.
Um lugar onde nos dias quentes pode se tomar banho no lago, ou pescar os grandes tucunarés, traíras, olhar as capivaras, ouvir o cantar dos assanhaços e os galos do campo, com suas grandes melodias.
Um lugar onde podemos fazer um tur pelo Brasil em suas pequenas ruas, tais como belo horizonte, Governador Valores, Mato Grosso, ruas pequenas mais que ainda podemos ver os valores das pequenas coisas da antiga e boa boqueirão, que hoje é conhecida como Douradoquara.
Nome que surgiu pela quantidade de dourado que havia nesta região, dourado: peixe muito bravo quando fisgado aí nascia a primeiro nome dourado, e o quara este surgiu porque o povoado foi criado entre dois córregos e as mulheres lavam suas roupas nestes córregos e elas passavam sabão nas roupas de algodão e punham no sol para quarar; para ficar mais fácil de limpar, então de tanto verem este sena e falarem deu-se o nome de quara e desta mistura inusitada nasceu o nome Douradoquara. Cidade bela onde as noites podemos ver muitas estrelas no céu, e ouvir o cantar dos grilos e o coaxar dos sapos. Douradoquara de grande riquezas culturais, cultura que está sendo esquecida, porque estão deixando acabar com os casarões, do passado que marcam o inicio de suas construções.
Douradoquara de hoje que dança no embalo da banda majestades do forró, e dos manos, Janes e Gilmar, douradoquara dos grandes nomes que ninguém reconhece são eles Ilma Aurora, Mario Zan, pinoquinho, Doutor João Tomaz, pessoas ilustres mais humildes.
Como Ilma Abrora, mulher trabalhadeira, artista plástica e mão cheia, sem nunca ter freqüentado uma escola de arte.
Mario Zan, saiu daqui menino e hoje é desembargador em Brasília.
Pinoquinho compositor famoso em são Paulo, compõe muitas músicas de sucesso para os artistas de hoje.
Dr. João Tomaz, médico que toda a vida cuida da saúde do povo douradoquarense.
Pessoas novas que vem tentando levar o nome desta pequena cidade, são eles Leon Daguiar, JJoão Cambraia, Nute do quara, Pessoas que não tem vergonha de se mostrar e levar o nome desta pequena cidade para o mundo.
Estes estão tentando dar continuidade no trabalho de levar o nome de Douradoquara. Para o mundo como faziam a dona Dionísia, o senhor Antonio Inácio, Tião catula, José Honorato, Beijo Carvalho, o senhor Jerônsio e muitos outros, isto porque o mundo precisa conhecer esta pequena cidade chamada douradoquara.
Douradoquara do passado dos tempos dos carros de bois e das comitivas de gado, douradoquara de alguma tempos, atrás onde começarão a chegar dos carros e o progresso.
Douradoquara de hoje mesmo que já se passaram muitos anos, mais ainda parece com a antiga cidade cheia de Ranchos do passado.
Douradoquara das pessoas amistosas, humildes como o Senhor Davi, empresário forte no transporte na região de Brasília ou melhor em uma boa parte do Brasil.
Por isso, vos digo são estas pessoas que são douradoquarenses de coração, pessoas simples, mais de bom coração, melhores do que muitos que falam que são bom mais no fundo não tem amor no coração e melhores do que vários que escondem o nome deste lugar ,onde nasceram e cresceram de pés no chão, mais por mais que escondam são também douradoquarense, sim mesmo não tendo amor no coração.
Obrigado douradoquara por ser um pedacinho de paraíso, onde por muitas vezes não damos valor, mais sempre nos acolhe no coração.
ARA DO QUARA