avozinha querida

Sexta feira passada, dezenas de pessoas foram dar o último adeus à minha querida avó Arminda. Em nome da minha família gostaria de agradecer as palavras e principalmente os abraços confortantes que recebemos.

Estávamos todos com um nó na garganta, nó esse que apertava cada vez mais sempre que os sinos tocavam.

A minha avó ensinou nos a rezar, a saber comportar nos na missa e a ler as entrelinhas da bíblia. Vestiu nos de anjinhos para homenagear Nossa Senhora, muito gostava eu destas festas.

Lembro me de ela me contar que quando eu nasci, colocou um banco no meio da cozinha, e em cima dele dançou de felicidade. Foi minha madrinha de baptismo, muito orgulho tinha ela na primeira neta.

Lembro me dos bolos que fazia aos sábados, das gemas com açúcar que me dava, dos presentes que me dava no natal, no meu aniversario...

Vivemos juntos até aos meus 14 anos, tínhamos alguns aspectos em comum, ela fazia anos a 13 de Dezembro e eu a 13 de Janeiro, os nossos apelidos eram iguais, ela Maria Arminda LEITE TEIXEIRA e eu Daniela Marisa LEITE TEIXIERA.

Há alguns anos atrás recebemos a notícia que ela estava muito doente e de que provavelmente não haveria uma cura para o seu corpo. Não dava para acreditar. Mas os sinais foram ficando cada mais claros. Fomos nos preparando aos poucos,mas nunca de longe mentalizados para aquele triste dia. Aos poucos a nossa velhinha foi forte foi ficando fraquinha, já não andava, já não comia , nem falava.

Ela faleceu no dia 22 da Janeiro, dia de São Vicente- Diácono e mártir.

Maria Arminda Leite Teixeira faleceu aos 74 anos vitima de alzheimer e de um cancro nas cordas vocais. Nada se pode fazer, se operasse corria o risco de vir falecer na mesa de operações devido a doença de alzheimer. Durante cerca de 6 , 7 anos a vida dela foi nada mais nada menos que viver a espera do dia da tal viagem, piorando de dia para dia. Hoje dou por mim culpando me por não a ter ido ver mais vezes, será normal este peso na consciência? Porquê que a gente só da o real valor quando algo de muito importante desaparece? O dia a dia é um stress constante e as horas e os dias vão passando sem darmos por eles. Hoje dava tudo para poder voltar atrás e poder fazer mais pela minha avozinha, sei que não ia evitar o sucedido, mas podia dar lhe ainda mais carinho e amor. A única coisa que me consola é saber que ela está num sitio muito mais lindo, onde não há dor nem tristeza, apenas alegria e muita paz... e que a noite ela vem visitar me muito feliz em cada estrela brilhante, olhando sempre por nós.

Prometo te avozinha que olharei pelo o avô, e que lhe darei todo carinho e amor, para que ele não sinta e não sofra tanto com a tua perda. Ainda nem acredito que te foste, parece um pesadelo, a tua imagem gélida mas sorridente ao mesmo tempo. Fizeste me ver a vida com outros olhos, peço te perdão se porventura não fui a neta e a afilhada com que sonhaste,mas no meu juízo tentei fazer e ser o meu melhor.

Um dia a gente voltará a encontrar-se, e aí poderei compensar te.

Deixas com enormes saudades o teu marido, filho , nora e os teus três netos queridos.

adoro te avó, tua neta Daniela

danileitei
Enviado por danileitei em 25/01/2009
Código do texto: T1404294