FREDDIE MERCURY
Pequena biografia e homenagem a um dos meus ídolos:
Faroukh Bommi Bulsara, carinhosa e artisticamente chamado de Freddie Mercury, saiu de Zanzibar (cidade que atualmente pertence à Tanzânia, na África) para conquistar o mundo. Um garoto introvertido e dedicado aos estudos, formado em design gráfico e artístico com louvor, revelou-se mais tarde a própria arte em pessoa. Na faculdade, participou passivamente da banda Smile e posteriormente, após a saída do baixista Tim Staffell, assumiu o vocal da banda, que passou a se chamar Queen.
A banda era composta por Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon. O próprio Freddie criou o famoso símbolo da banda, que estourou a partir dos anos setenta. As influências musicais de Queen foram muitas, entre elas: os Beatles, Little Richard, Jimmy Hendrix e a grande paixão de Freddie, a música operística. Ele era fã de Montserrat Caballé, cantora operista espanhola.
Freddie namorou Mary Austin por cinco anos, quando revelou ao mundo sua bissexualidade. O namoro terminou, mas a forte amizade e o afeto entre os dois nunca acabaram.
No início da carreira de Freddie, seu som era mais agressivo e pesado, inclusive o visual do cantor era completamente diferente daquele que marcou sua vida artística. A revolta de Freddie em suas canções, na época, fez com que fosse taxado de satanista por alguns, o que não é verdade. Quando citava o diabo em suas letras, o fazia de forma metafórica, para expressar sua indignação com a religião da família, o Zoroatrianismo, que não permitia o homossexualismo.
O lirismo impregnado no ser de Freddie encantou milhões e sempre encantará, pois sua voz incomparável e sua personalidade brilhantemente distinta formaram um artista cativante e talentoso. O cenário do Rock nunca mais foi o mesmo após o advento de Freddie. Cada show do Queen era um espetáculo à parte, com improvisos e performances características de um artista completo! O público ia à loucura quando ele dominava o palco e contagiava todos com sua exímia energia. E sua legião de fãs só cresceu e cresceu...
Uma das grandes curiosidades sobre a banda é o fato de que os quatro integrantes só viajavam em dois aviões, com dois dos membros em cada um. Assim, se um dos aviões caísse, os integrantes restantes poderiam dar continuidade à banda.
Em 1985, a banda Queen se apresentou no Brasil, no Rock in Rio, num show que foi um dos melhores da carreira da banda, conforme os próprios membros assumiram.
Em 23 de Novembro de 1991, um dia antes de morrer, Freddie declarou publicamente ter AIDS, o que causou sua morte, para a tristeza geral... Seu corpo foi cremado e parte de sua herança, inclusive sua casa, a chamada Garden Lodge, foram deixadas para sua ex-namorada Mary.
Infelizmente, não tive a oportunidade de ir a um show de Freddie, pois quando ele faleceu, eu tinha apenas cinco anos de idade. Conheci sua obra através de meu pai, fã inveterado. Foi amor à primeira vista (e à primeira escuta). Paixão instantânea que inundou meu peito desde quando tinha idade suficiente para apreciar boa música. Entre as inúmeras pessoas que já passaram por este mundo, poucas se destacaram permanentemente de alguma forma, e Freddie foi uma delas. Tenho um desejo que tenho certeza de que nunca se realizará: vê-lo cantar. Mas, felizmente, suas obras existem para me confortar e receberem minha eterna admiração.
Foi você quem me conquistou com suas
Representações artísticas únicas e
Especiais, que marcaram gerações
De fãs apaixonados que o seguiram
De canto a canto... Sua voz distinta e
Intensa transformou o cenário do Rock
E continuará a contagiar todos para sempre...
Freddie, love of my life, you are the champion!
18 de Janeiro de 2009