Poeta Aroldo Pereira recebe Medalha da Inconfidência

Amigos:

Hoje,quero homenagear Aroldo Pereira,um poeta que não se fechou em uma torre de marfim nem centrou-se no próprio umbigo.pelo contrário,há duas décadas,organiza na cidade mineira de Montes Claros um evento para que os poetas de todos os lugares possam mostrar seus versos:falo do Psiu Poético,que,ao que consta,terá lugar no Guiness Book.
Agora,o Governo de Minas Gerais vai condecorá-lo com a e significativa medalaha da Inconfidëncia.

Divulguem,por especial obséquio e solidariedade ao Poeta e divulgador cultural Aroldo ,essa importante notícia.O Psiu poético,que acontece em MOC,há vinte anos,é o evento exclusivamente dedicado à poesia,mais antigo do país.
Para os que ainda não lhe conhecem a verve:

Peixes e borboletas brincam
me enterro nos sonhos
a vida embaralha os sentidos



Sabor de hortelã
as palavrasdançam
conforme a manhã



(in Vozes do Psiu Poético,volume II,2000),antologia organizada pelo editor Wagner Torres,da plurarts-BH-MG.
No prólogo dessa edição,diz Aroldo:

"A poesia incomoda a muita gente.Inclusive aos que se arvoram a serem donos;tomarem posse,ou serem amantes obsessivos da dita-cuja.Ela é uma arte vã e nisso está sua grandeza(...)
Todo mundo está se lixando pro poeta ,mas ele pega os resíduos da humanidade e transforma tudo em um nada lindo.
Só pessoas malucas e geniais como um ferreira Gullart,uma Adélia prado,um Augusto de campos,têm humildade,arrogãncia e criatividade o bastante para transformar merda em ouro(...)
(...)A poesia tem tudo a ver com a água na pedra.O neg[ócio é bater firme e bater sempre.Para que serve a poesia?Alguns rwespondem que é para iluminar a alma vazia.Vamos acreditar nisso"

E Mais,transcrevo de www.vaniadiniz.pro.br/clevane:

E agora, de Aroldo Pereira, amigo de poetas mil, que admiro sem conhecer:
“A poesia incomoda a muita gente.Inclusive aos que se arvoram de serem donos;tomarem posse,ou serem amantes obsessivos da dita-cuja.Ela é uma arte vã,e nisso está sua grandeza.Não quer dizer nada e por isso diz tudo.
Tá todo mundo se lixando pro poeta, mas ele pega os resíduos da humanidade e transforma tudo em um nada lindo.
Só umas pessoas malucas como um Ferreira Gulart, uma Adélia Pado,um Augusto de Campos,têm humildade, arrogância e criatividade o bastante para transformar merda em ouro”(...)
(In Vozes do Psiu Poético, volume II,2000, “final de século”)

Aroldo gosta de metapoesia, de poesia social, de poesiapura:
Quero 1 verso
Q possibilite
q o salto
não seja
mais sedutor
q o poema
(Aroldo Pereira, in XV Vozes do Psiu Poético, “A Poética do Olhar”, Plurarts editora)

--------------------------------------------------------------------------------

Livros publicados:”Canto de Encantar Serpente”,Azul geral”,”Hai kai Quem Quer”,”Doces Pérolas Púrpura”,Amor Inventado”, “Cinema Bumerangue”, “Pangolivro”.Participa de poesias, é ex-vocalista de banda(“Ataque cardíaco”), nascido em Coração de JESUS, HÁ MUITO RADICADO EM Montes Claros, MG.Inventor e manutendor do encontro nacional “Psiu Poético”, claro.
Clevane Pessoa Ajude a divulgar.
Solidariedade,poetas!


voltar



Clevane Pessoa escreveu:
Aroldo:parabéns pelo merecido reconhecimento.Conquistar essa bela medalha,não me surpreende.Surpreende,isto sim, o tempo que demorou para vc recebê-la,conhecendo sua luta em prol da senhora poesia,nossa dama...
Lembra-se daquele livro de poesias que dediquei ao nome escolhido(A Poética do Olhar) e a vc?
O Marco Llobus,agora está encarregado da edição.O selo será o da Anomelivros do Wilmar.
Desta vez,enfim,pretendo estar em Montes Calaros para o Psiu,quando pretendemos lançá-lo e ao outros(do ricardo evangelista,Neuza Ladeira e do pp Llobus,nosso caro amigo)..
Um abraço cordifraternal:
Clevane Pessoa
"Salão Nacional de Poesia" Ver detalhes do contato
O Yahoo! DomainKeys confirmou que esta mensagem foi realmente enviada pelo yahoo.com.br. Mais informações
Assunto: Aroldo Pereira recebe a Medalha da Inconfidê ncia Mineira e faz Recital no Palácio das Artes
Para:

O poeta, ator e agitador cultural Aroldo Pereira é o convidado especial do projeto Terça Poética, no dia 18 de abril às 18 horas no Palácio das Artes. O poeta estará apresentando, ao lado dos seus convidados - a poeta e atriz Helena Soares, o poeta Jovino Machado, o poeta, ator e comunicador Eugênio Magno Martins e o músico e ator Geovani Sassá dos grupos Tamborelê e Cabana - poemas de sua lavra, entre os quais, os que compõem o seu mais recente trabalho, "Parangolivro", que será lançado a partir de setembro. Na Terça Poética Aroldo Pereira teá como homenageado o poeta Sebastião Nunes, autor dos livros, entre outros, "Somos Todos Assassinos" e "Antologia Mameluca" (02 volumes).
Aroldo Pereira é autor dos livros "Canto de Encantar Serpente", "Azul Geral","Hai Kai Quem Quer", "Amor Inventado" e "Cinema Bumerangue". Tem poemas nas antologias poéticas: "Signopse", "A Poesia na Virada do Século" e "Cantária" organizadas por Wagner Torres, "Antologia da Moderna Poesia Brasileira" organizada por Olga Savary, e "O Melhor da poesia Brasileira - Minas Gerais", organizada por Sérgio Alves Peixoto e Gilberto Mendonça Teles. É homenageado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que batizou com seu nome o Centro Acadêmico de Letras, seu nome mereceu um verbete no volume II da Enciclopédia da Literatura Brasileira, organizada pelo crítico Afrânio Coutinho.
Integrante do Grupo de Literatura e Teatro TRansa Poética e ex integrante da banda punk Ataq. Cardíaco. É o inventor e coordenador do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético que acontece há vinte anos consecutivas em Montes Claros.


MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA

Indicado pela deputada Elbe Brandão, estará recebendo a mais alta condecoração do estado de Minas Gerais; no próximo dia 21 de abril na cidade de Ouro Preto das mãos do governador Aécio Neves, Aroldo Pereira receberá a Medalha da Inconfidência Mineira.

Contatos com Aroldo: (38) 3229-3456, 3229-8547, 9112-7011


Visite nosso sítio: www.psiupoetico.com.br

--------------------------------------------------------------------------------



--------------------------------------------------------------------------------